Quando um acontecimento que impactou a sociedade faz aniversário redondo é comum que haja uma certa mobilização em torno do tema. Afinal de contas, é preciso relembrar quando um golpe de Estado depôs um presidente, quando um grande artista nos deixou ou quando um acordo bilateral pôs fim a uma guerra que se arrastava por anos.
Os vestibulares, é claro, também não costumam deixar essas datas passarem despercebidas. Em geral, as bancas podem fazer perguntas diretas sobre o assunto ou ainda usá-lo para contextualizar questões. Quer um exemplo? Em 2022, no bicentenário da Independência do Brasil, tanto a Fuvest quanto a Unicamp cobraram interpretação sobre o quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo.
Por isso, é importante checar quais acontecimentos fazem aniversário redondo e estudar o contexto histórico em que ele ocorreu, as principais personalidades envolvidas e quais impactos e consequências o evento trouxe para a sociedade. Para te ajudar, separamos oito que merecem a sua atenção este ano.
50 anos do Acordo de Paris, que colocou fim à Guerra do Vietnã (1973)
A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que ocorreu durante a Guerra Fria. De um lado, estava o Vietnã do Sul, influenciado pelo capitalismo e apoiado principalmente pelos Estados Unidos, do outro o Vietnã do Norte, influenciado pelo socialismo e apoiado principalmente pela União Soviética.
Em janeiro de 1973, foi assinado o Acordo de Paris, que colocou fim à guerra. Entre as principais pautas das negociações estavam a libertação de prisioneiros de guerra norte-americanos sob custódia do Vietnã do Norte, a retirada das tropas americanas do território vietnamita, e o desenvolvimento de políticas que garantissem a reunificação pacífica das duas regiões do Vietnã.
90 anos da nomeação de Adolf Hitler a Chanceler (1933)
Em janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado como Chanceler do Reich pelo então presidente alemão Paul Von Hindenburg. Foi um dos momentos mais marcantes da ascensão ao poder de um dos maiores ditadores da História mundial e um dos principais responsáveis pelo Holocausto.
50 anos da morte de Picasso (1973)
O pintor espanhol Pablo Picasso é considerado um dos maiores artistas do século 20. Algumas de suas obras mais conhecidas são os quadros cubistas As Meninas D’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura do bombardeio da cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola. O artista faleceu em 8 de abril de 1973, na França.
50 anos do golpe que deu início à ditadura chilena (1973)
Em 11 de setembro de 1973, aconteceu o golpe de Estado que derrubou o regime democrático constitucional chileno, naquele momento comandado pelo presidente Salvador Allende, e instituiu o início do regime militar no Chile. Allende, que considerava-se socialista mas havia sido eleito por vias democráticas, suicidou-se enquanto os militares tomavam o poder.
A ditadura chilena durou até 1990. A constituição escrita no período, no entanto, permaneceu em vigor, e somente em 2021, quando explodiram manifestações por todo o Chile, formou-se uma Assembleia Constituinte responsável por escrever uma nova Carta Magna.
70 anos da Criação da Petrobras (1953)
A Petrobras, estatal mais importante do país e em constante disputa, completa 70 anos em 2023. O contexto da criação da petrolífera está diretamente ligado à campanha de nacionalização do petróleo brasileiro, nos anos 1940, que surge após o combustível ser encontrado pela primeira vez em solo nacional. Foi daí que surgiu o slogan “o petróleo é nosso”. As discussões para que esse processo se concretizasse continuaram até que, em 1953, a Petrobras foi fundada.
300 anos do nascimento de Adam Smith (1723)
Adam Smith nasceu em 5 de junho de 1723. O filósofo é considerado o pai da Economia Moderna. Ele viveu durante o século 18, o Século das Luzes (Iluminismo) e se consolidou como o maior teórico do liberalismo econômico. Uma de suas colocações mais famosas é a ideia da “mão invisível do mercado”, uma analogia sobre a autorregulação do mercado sem a necessidade da intervenção do Estado.
200 anos da proclamação da “Doutrina Monroe” (1823)
Instituída em dezembro de 1823 pelo então presidente norte-americano James Monroe, a “Doutrina Monroe” foi uma política externa que tinha como slogan “América para os americanos”. O objetivo era evitar a influência europeia no continente americano em meio ao fim da Era Napoleônica e o início da independência das nações latino-americanas.
70 anos da Greve dos 300 mil (1953)
Em março de 1953, aconteceu em São Paulo um dos símbolos da luta pelos direitos dos trabalhadores industriais, a chamada Greve dos 300 mil. A manifestação demonstrava a insatisfação dessa classe trabalhista em relação ao aumento do custo de vida, quando comparado aos salários da época, além de pressionar ainda mais o governo de Getúlio Vargas que enfrentava uma crise política.
Consultoria: Bruna Souza, diretora da Escola Vereda São Bernardo do Campo, e Anderson Rodrigues, diretor pedagógico da Oficina do Estudante.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.