Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

A produção de energia no Brasil e no mundo, em 4 gráficos

Nosso país é um dos que mais possui fontes limpas e renováveis de energia, enquanto se destaca também na exploração de petróleo e gás natural

Por Paulo Zocchi
4 jun 2025, 15h00
Navio-plataforma P-71, instalado na bacia de Santos: descoberta do pré-sal ampliou muito as reservas de petróleo do Brasil
Navio-plataforma P-71, instalado na bacia de Santos: descoberta do pré-sal ampliou muito as reservas de petróleo do Brasil (Tânia Rego/Agência Brasil)
Continua após publicidade

O Brasil tem uma posição bastante privilegiada entre as maiores economias na questão da energia. O país é o líder mundial em quantidade de energia renovável, e é a única grande economia que produz cerca de metade da energia que consome de fontes próprias e renováveis, principalmente a água, para gerar eletricidade, e os combustíveis de origem vegetal, com destaque para o etanol (álcool anidro e hidratado) de cana-de-açúcar.

Em 2023, a energia renovável respondeu por 49% do total consumido no país, enquanto a média de produção de energias renováveis no mundo, em 2022, foi de apenas 14%.

produção energia mundo em 1973
(Ligia Agreste/Guia do Estudante)
produção energia mundo em 2023
(Ligia Agreste/Guia do Estudante)

Além disso, o país obteve a autossuficiência em petróleo e gás natural com as descobertas do pré-sal, e possui grandes reservas de urânio para produzir energia nuclear. Nos países mais industrializados há uma forte dependência de importação.

+ Entenda a questão energética por trás da Guerra da Ucrânia

Continua após a publicidade

Mas o Brasil não foi sempre assim. Durante mais de 400 anos, até a década de 1970, a madeira foi o combustível mais usado no país. Trata-se de uma fonte primitiva de energia, que produz fumaça tóxica ao ser humano.

Em 1973, uma alta inédita no preço internacional do petróleo (o Choque do Petróleo, de impacto mundial) levou o governo a diversificar a matriz de energia, pois o país dependia fortemente da importação. Dos anos 1970 até os 1990, são descobertas novas e grandes jazidas de petróleo, o governo amplia o uso do carvão mineral, do etanol de cana-de-açúcar para automóveis, constrói represas hidrelétricas gigantes e as usinas nucleares em Angra dos Reis (RJ).

A partir de 2000, amplia o uso de gás natural importado e de termeletricidade, a produção de veículos flex (que usam álcool e/ou gasolina) e de biodiesel e a montagem de usinas eólicas. Também são construídas novas usinas hidrelétricas de grande porte na Amazônia.

Em 2023 (último dado disponível), as fontes de energia mais usadas na matriz brasileira foram o petróleo, seguido pela cana-de-açúcar, pela hidroeletricidade e pelo gás natural, nessa ordem.

Continua após a publicidade
gráfico mudança matriz energética brasil
(Ligia Agreste/Guia do Estudante)

+ O petróleo e sua importância política no Brasil

O desafio da transição energética

Frente ao mundo, o Brasil está muito bem em termos de energia. Todos os países, porém, encaram o desafio de ampliar as energias sustentáveis e limpas, como forma de reduzir os impactos sobre o clima – a chamada “transição energética”. Isso inclui o Brasil: sua produção de petróleo em expansão fica sob pressão para que os ganhos econômicos sejam, ao menos em parte, dirigidos a medidas e projetos de proteção ambiental. Esse é contexto dos embates em torno da exploração de petróleo na Margem Equatorial.

Não é simples para um país em desenvolvimento simplesmente abrir mão de explorar um rico manancial de energia, mas é urgente garantir que o meio ambiente seja preservado e protegido, para ser usufruído também pelas gerações futuras.

Continua após a publicidade
Oferta interna de energia no Brasil, em % (porcentagem) sobre o total por fonte
Oferta interna de energia no Brasil, em
% (porcentagem) sobre o total por fonte (Ligia Agreste/Reprodução)

Saiba mais sobre a energia que move o mundo

Quer entender mais sobre como a transição energética cai nos vestibulares? A nova edição da revista de Atualidades do GUIA DO ESTUDANTE é inteiramente dedicada ao tema.

Ao longo de mais de 100 páginas, você encontrará:

  • Um raio-X da energia no Brasil e no mundo, além de gráficos sobre a demografia brasileira;
  • Resenhas sobre filmes, séries e livros que debatem os impactos da bomba atômica;
  • Uma explicação geológica sobre a formação do pré-sal no Brasil;
  • Um simulado com questões de vestibulares e muito mais.
Continua após a publicidade

A edição está disponível no aplicativo Goread, uma banca virtual de revistas que reúne diversos títulos importantes, como Superinteressante, Veja e Revista Piauí. O app é gratuito para clientes Vivo e também pode ser assinado separadamente.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

A produção de energia no Brasil e no mundo, em 4 gráficos
Atualidades
A produção de energia no Brasil e no mundo, em 4 gráficos
Nosso país é um dos que mais possui fontes limpas e renováveis de energia, enquanto se destaca também na exploração de petróleo e gás natural

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

descricao tela de bloqueio anual

10 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup