Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Aulas presenciais: 5 dicas para se proteger da covid no transporte público

Com a retomada das atividades presenciais, a tendência é que a demanda de transporte público aumente. Saiba como se preparar para esse momento

Por Redação do Guia do Estudante
3 mar 2022, 18h56

O avanço da vacinação contra a covid-19 tornou possível a retomada gradativa das atividades presenciais, principalmente nas instituições de ensino. A Unicamp e a USP, por exemplo, planejam o início das aulas presenciais para o dia 14 de março. Com o retorno, a tendência é que a demanda pelo transporte público, que apresentou queda durante a pandemia, volte a aumentar.

+ STF contraria MEC e permite comprovante de vacinação nas universidades

Em São Paulo, por exemplo, o fluxo de passageiros da região metropolitana da capital paulista caiu 62% em 2021, mas a expectativa é de volta aos níveis pré-pandêmicos em 2022, de acordo com o governo do Estado. 

O cenário traz à tona um receio que para muita gente permeou toda a pandemia: o que pode ser feito para minimizar os riscos de contágio por coronavírus no transporte público? Para ajudar os estudantes a terem deslocamentos diários mais seguros, a equipe da Quicko, ecossistema de mobilidade urbana, listou 5 recomendações. Confira!

1. Invista em aplicativos que fornecem informações em tempo real

A tecnologia é uma grande aliada para evitar imprevistos e planejar a rota mais rápida possível, reduzindo o tempo de exposição aos possíveis riscos de contágio por covid-19. Por meio dos aplicativos de mobilidade urbana, já é possível receber informações e alertas em tempo real sobre o que está acontecendo no transporte público.

via GIPHY

2. Utilize diferentes formas de deslocamento 

Uma maneira de evitar as aglomerações é utilizar diferentes formas de deslocamento. A integração dos meios de transporte, além de otimizar a infraestrutura das cidades, uma vez que aumenta a segurança e a agilidade, dá ao usuário a possibilidade de escolher o meio de transporte em que se sentirá mais confortável no momento. Se for possível e achar necessário, o estudante pode fazer parte do trajeto de metrô e outra de bicicleta, por exemplo.

Continua após a publicidade

via GIPHY

3. Evite filas optando pelo bilhete eletrônico 

Outra forma de evitar aglomerações no momento de comprar passagens é trocar filas nos transportes públicos, comuns durante os horários de pico, por bilhetagem eletrônica. Por meio de aplicativos, os usuários podem comprar os créditos para o seu bilhete de transporte de maneira digital via cartão de crédito ou PIX, por exemplo. Assim, fazem todo o processo sem precisar lidar com qualquer dinheiro físico ou cartões, o que é bastante conveniente em tempos de pandemia.

via GIPHY

4. Se possível, evite os horários de pico

Antecipe-se! Com as cidades brasileiras retomando suas atividades presenciais, os famosos “horários de pico” voltaram a ser uma realidade. Então, para manter o distanciamento social, o ideal é evitar os horários de maior deslocamento e tentar se antecipar sempre que possível. Além de ajudar a prevenir os riscos, chegar alguns minutos antes pode gerar mais tempo para rever alguma matéria, adiantar uma atividade ou fazer as tarefas do dia. 

Continua após a publicidade

via GIPHY

5. E, claro, siga as recomendações de segurança!

Máscara adequada e álcool gel continuam sendo parceiros fundamentais para o dia a dia. Principalmente nos ônibus e metrôs, que recebem muitos passageiros diariamente, não coloque a mão no rosto, boca ou olhos. Além disso, faça o possível para ficar perto de janelas ou áreas em que a circulação de ar seja maior. 

via GIPHY

Continua após a publicidade

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

Publicidade

Publicidade
Aulas presenciais: 5 dicas para se proteger da covid no transporte público
Atualidades
Aulas presenciais: 5 dicas para se proteger da covid no transporte público
Com a retomada das atividades presenciais, a tendência é que a demanda de transporte público aumente. Saiba como se preparar para esse momento

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.