Em março deste ano, Débora Garofalo, professora na escola municipal Almirante Ary Parreiras, em São Paulo, SP, representou o Brasil na final do mais prestigiado prêmio de educação do mundo, o Global Teachers Prize. O que a levou ao top 10 da premiação foi principalmente o projeto de tecnologia que desenvolve com os alunos de sua escola, o “Robótica com Sucata”. A partir de hoje (12), ela assume o compromisso de expandir seu projeto e ajudar a implementar a disciplina de Tecnologia para mais de 2 milhões de alunos da rede estadual de ensino do estado de São Paulo.
Débora foi nomeada assessora de tecnologias na Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e contribuirá no Inova Educação, um novo modelo pedagógico lançado recentemente. “O nosso desafio será o de não só levar tecnologia e infraestrutura para as salas de aula, mas também ‘virar a chavinha’ para um outro olhar para a tecnologia”, afirmou em nota da secretaria.
A ideia inicial é ouvir professores e alunos para entender suas necessidades e a melhor forma de implementar a nova disciplina. Débora defende que a mudança tende a diminuir a evasão escolar por engajar os alunos e torná-los mais participativos. A escola Almirante Ary Parreiras, onde Débora implementou o Robótica com Sucata, registrou também um aumento da nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica): saltou de 4,2 para 5,2 pontos. Além disso, por criar tecnologia a partir de material reciclável, o projeto ajudou a recolher mais de 700 kg de sucata de regiões de periferia ao redor da escola em um período de quatro anos.