Pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira, 14, que encontraram possíveis sinais de vida em Vênus. Os cientistas detectaram a presença de fosfina na atmosfera do planeta, o mais próximo da Terra.
A substância é produzida por microrganismos, como as bactérias que habitam o intestino humano. E, segundo a pesquisa, divulgada pela revista Nature Astronomy, foi encontrada numa concentração dez mil vezes maior do que poderia ser gerada num processo não biológico, o que reforça a suspeita de existência de uma forma de vida microbiológica em Vênus.
Mas, para ter certeza do achado, os pesquisadores têm que descartar a produção dessa substância por algum outro processo inorgânico desconhecido. Se isso acontecer, podemos estar próximos de confirmar que não estamos sós no Universo. Uma reportagem da Superinteressante conta o que é a fosfina e porque só a presença dela não confirma a existência de vida extraterrestre.
Vênus, um planeta rochoso com temperaturas acima de 400 graus Celsius, não tinha atraído tanta atenção de cientistas como Marte, com condições mais parecidas com as da Terra. Mas, ao que parece, estamos mais próximos de topar com venuzianos microscópicos do que com os marcianos que habitam a ficção científica.
Histórico
Essa não é a primeira vez que os cientistas encontram indícios de vida fora da Terra. Neste ano, uma análise concluiu que a composição da água que existia em Marte era parecida com a da Terra e poderia abrigar vida. Em 2018, a sonda Cassini descobriu em uma das luas de Saturno a presença de moléculas orgânicas complexas, que poderiam estar ligadas à presença de vida ou a condições para o seu surgimento. Naquela ocasião, como agora, ninguém estava esperando um ser remotamente parecido com os ETs de filmes, mas microrganismos surgidos na água quente que brota das fendas cobertas de gelo da lua Encélado. Leia mais sobre sinais de vida extraterrestre na Superinteressante.
Para saber mais
Como a vida surgiu na Terra? Quais as condições necessárias para o seu surgimento? Conheça as principais teorias sobre esse tema fascinante e relembre conceitos básicos, como a “sopa primordial”, no GUIA.