Com ajuda de projeto gratuito aluna tira nota mil na redação do Enem
Iniciativa online do IFMG para correção de textos foi fundamental no desempenho da estudante Adrielly Clara, que pretende cursar Letras na faculdade
A aluna do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Adrielly Clara Enriques, 18 anos, foi uma das 28 pessoas que tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Durante a pandemia, a jovem estudou por meio de videoaulas e utilizou para corrigir as redações uma plataforma online gratuita, onde atua como professora bolsista voluntária.
Quando começou a quarentena, Adrielly passou a estudar por conta própria no ensino remoto. Logo nos primeiros meses, sua rotina era bastante intensa. Passava cerca de oito horas por dia em frente aos livros, cadernos e computador. “Eu tinha basicamente o dia inteiro para me dedicar ao Enem”, comenta. Mas esse ritmo não se manteve por muito tempo. Na metade do ano, depois de se sentir exausta, decidiu diminuir essa quantidade para apenas duas ou três horas.
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Na preparação para a avaliação, a jovem viu a necessidade de pagar um curso online com aulas voltadas às áreas de ciências exatas e biológicas, porque sentia dificuldades nessas matérias. “Mas não fiz nem um outro, nem mesmo de redação”, comenta.
Para a redação, Adrielly se preparou com auxílio do projeto “ConTEXTO do Enem“, que é mantido por alunos e professores do IFMG do campus de Ouro Branco. A iniciativa é gratuita e qualquer pessoa do Brasil pode se cadastrar para solicitar correções de textos, que são realizadas de acordo com o modelo de vista pedagógica do Enem.
“Desde fevereiro busquei fazer uma dissertação por semana. Depois de receber a correção com as notas, conversava com a monitora do projeto para entender onde precisava melhorar”, explica Adrielly. Os professores também foram essenciais na conquista da tão sonhada nota mil na redação. “Quando eles apontavam erros em determinado quesito de avaliação, por exemplo, no uso da vírgula, eu assistia vídeos no YouTube sobre o assunto até conseguir me aperfeiçoar”, comenta.
A estudante participou da versão impressa do Enem, na primeira aplicação, cujo tema da redação foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira“. Ela conta que até pensou em escrever sobre o assunto durante a sua preparação, mas deixou a ideia de lado. “Eu já dominava repertórios que poderiam ser citados na questão dos transtornos mentais. Por exemplo, o filme ‘Coringa’ lançado em 2019, que é um dos meus favoritos”.
Segundo Adrielly, não existe um método revolucionário de como conseguir uma boa nota na redação, além de muito treino. “Minha técnica foi tradicional mesmo. Escrevi os textos com base nos temas propostos pelo projeto e por outros sites em que pesquisei”. Ela chama a atenção para uma estratégia que pode ser prejudicial, mas bastante utilizada entre os estudantes. “Sempre falo a outros alunos que não recomendo o uso de modelos ou frases prontas. As pessoas têm que descobrir o seu próprio estilo de escrita”, avalia.
“Ter uma regularidade na prática redação é o maior conselho que posso dar para alguém que deseja tirar mil. É importante colocar metas e estipular quantidades. Escrever duas por semana ou três por mês, por exemplo. Com a prática de determinado gênero textual, você vai conseguir produzir mais rápido. Além disso, é fundamental ficar atento aos erros e buscar solucioná-los”, destaca Adrielly.
Com a nota do Enem, ela pretende disputar uma vaga no curso de Letras de alguma universidade pública de Minas Gerais.
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