Cerca de 3 milhões de estudantes em todo o Brasil prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (17). A prova abordou 45 questões de linguagens, outras 45 questões de ciências humanas, e a elaboração de uma redação. O exame foi tido por professores e especialistas como equilibrado e com “uma boa diversidade de fontes e temas sociais permeando a prova toda”.
Este último ponto, inclusive, chamou a atenção dos estudantes. Questões envolvendo movimentos sociais, jogadores de futebol e letras de música bombaram de comentários nas redes sociais. Um desses casos é uma questão envolvendo o artista MC Fioti, autor do funk “Bum Bum Tam Tam“. Veja 4 pontos para refletir sobre a escolha do funk no Enem.
++ Gabarito Enem 2020: veja o gabarito extraoficial da prova
++ Enem 2020: maior abstenção da história e “sucesso”, segundo ministro
1 – Inep “previu” qual seria o hino da vacina brasileira no Enem?
Diversos memes da internet associam o funk “Bum Bum Tam Tam” com a vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan junto com a empresa chinesa Sinovac. Porém, nas últimas semanas, a brincadeira atingiu outros patamares quando MC Fioti gravou um vídeo paródia no Instituto (acima).
Mas, calma, apesar da coincidência, o motivo da música ter caído em uma questão do Enem não foi aproveitar a participação do MC Fioti no Instituto. As questões do Enem foram elaboradas no início de 2020.
2 – A música é o funk mais tocado do mundo
Lançada em dezembro de 2017, “Bum Bum Tam Tam” teve sucesso estrondoso. A música rapidamente se espalhou pelo país e já no carnaval de 2018 foi uma dos funks mais tocadas nos blocos. Não demorou muito para o sucesso atravessar as fronteiras do Brasil e, em setembro do mesmo ano, “Bum Bum Tam Tam” entrou para a lista de vídeos do YouTube com mais de 1 bilhão de visualizações.
E detalhe: mais de metade das visualizações vêm do continente europeu e asiático. Neste último, a música ainda virou trilha sonora de desafios virais nas redes sociais. A canção ganhou um remix internacional do cantor colombiano J Balvin.
3 – MC Fioti ft. Bach
Um fato curioso sobre a canção de Fioti é que ela usa como base a famosa música Partita em Lá Menor do compositor alemão Johann Sebastian Bach. A mistura de uma música que simboliza a cultura popular brasileira moderna com uma música clássica faz de “Bum Bum Tam Tam” mais interessante.
Fioti já deixou claro que não sabia que a “flautinha” pertencia ao compositor alemão e que a escolha não foi intencional. Questões culturais já são figurinhas carimbadas do Enem e se enquadram no perfil cada vez mais interdisciplinar do exame. Na questão do Enem 2020, questionava-se justamente o que implica a relação, aparentemente, tão contrastante entre as duas músicas.
4 – Apelo jovem
As questões de atualidade estão sempre presentes no Enem. No entanto, a escolha por temas da cultura pop estão ficando mais comuns nos últimos anos. Analisar estigmas de consumo jovem atrai o público que realiza a prova. O estilo funk ainda sofre preconceitos de parte do público, por exemplo.
Continua após a publicidade— Instituto Butantan (@butantanoficial) January 18, 2021
A vacina Coronavac foi aprovada pela Anvisa no mesmo domingo (17) da prova do Enem e já será aplicada em profissionais da saúde nesta semana.
O que você achou de “Bum Bum Tam Tam” ter inspirado uma questão no Enem? Comente nas redes sociais do GUIA