Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

O passo a passo para pedir a certificação do Encceja

Saiba como obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio por meio do Encceja.

Por Juliana Morales Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 dez 2019, 11h56 - Publicado em 10 dez 2019, 11h32
Encceja
 (Encceja/Divulgação/Reprodução)
Continua após publicidade

Os candidatos que atingiram, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e tirou nota igual ou maior do que 5 em redação, no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), terão direito ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. O resultado da prova realizada em 2019 foi divulgado na última sexta (6).

Após ser aprovado, é preciso seguir alguns passos para obter o documento que comprova a conquista da qualificação. Vamos te explicar como seguir.

Antes, um adendo: o certificado pode ser emitido, a qualquer tempo, para todos participantes que obtiveram a nota mínima, no Encceja, desde o ano de 2006.

O candidato deve ir ao instituto que indicou no momento da inscrição para realizar a solicitação do certificado, entre eles as secretarias estaduais de Educação e no caso do aprovado no ensino médio, também é possível pedir o documento em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.

O atendimento pode ser realizado em 283 campus de 32 institutos credenciados que estão espalhados em 24 unidades da Federação. Apenas Ceará, Alagoas e Tocantins não possuem institutos cadastrados. (Confira a lista no site do Inep)

Continua após a publicidade

O coordenador-geral de Exames para a Certificação (CGEC) do Inep, Eduardo Carvalho Sousa, aconselha que os aprovados levem a página impressa com o resultado (disponível no site do Inep): “Apesar de não ser obrigatório, ajudará o atendente no processo de identificação da nota e fará com que o certificado seja emitido mais rapidamente”.

Com o diploma do ensino médio, conquistado por meio do Encceja,  jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos antes poderão se inscrever para as próximas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em programas governamentais de ensino superior ou técnico, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Certificação parcial

Se a pessoa não obter a nota necessária em uma ou mais matérias, ela garante um certificado parcial de proficiência daquelas que conseguiu e no ano seguinte, só será necessário prestar para as disciplinas nas quais não foi possível alcançar o patamar exigido. 

Continua após a publicidade

Para o ensino médio, no caso da declaração parcial de proficiência em linguagens, códigos e suas tecnologias, o participante deve ter atingido, ao mesmo tempo, o mínimo de 100 pontos na prova e 5 pontos na redação, na mesma edição do exame.

Já no ensino fundamental, quem conseguiu, pelo menos, 100 pontos em língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e/ou educação física, além da nota 5 ou superior em redação, pode solicitar a declaração parcial de proficiência.

 

Publicidade

O passo a passo para pedir a certificação do Encceja
Atualidades
O passo a passo para pedir a certificação do Encceja
Saiba como obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio por meio do Encceja.

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

descricao tela de bloqueio anual

10 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup