Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sena: como funciona a despoluição de um rio

A ministra do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra, decidiu nadar nas águas do mais famoso rio francês para provar que ele está apto para as Olimpíadas

Por Ludimila Ferreira
Atualizado em 15 jul 2024, 11h02 - Publicado em 13 jul 2024, 19h00

As Olimpíadas de Paris começam ainda nesse mês de julho, no dia 26, e o rio Sena passou por um processo de despoluição para receber o evento. Não é algo simples e muito menos rápido de ser feito. Diante das dúvidas sobre o sucesso da empreitada, a ministra do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra, resolveu nadar no Sena para provar que ele está apto a receber os atletas. As provas de maratona aquática e o triatlo devem acontecer nas águas do rio.

O processo de purificação do mais famoso rio francês começou há cerca de 10 anos, quando Paris foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2024. Não foi tempo suficiente. Às vésperas das Olimpíadas, a limpeza continua em andamento devido aos longos 100 anos de poluição e a técnica escolhida para limpar às águas: os “jardins filtrantes”. Apesar de ter ganhado tração com os jogos, a promessa de despoluição é antiga – ela vem desde os anos 1990.

Com a cerimônia de abertura virando a esquina, ainda tem muito a ser feito na França para que os atletas consigam nadar ali durante os jogos. Os testes bacterianos realizados há cerca de um mês indicaram que o Sena ainda está impróprio para banhos.

Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE te explica como acontece o processo de purificação das águas de um rio.

+ Os fatos políticos mais importantes da história das Olimpíadas

Limpando um rio

A despoluição de um rio pode contar com diferentes métodos e tecnologias. A dragagem e o gradeamento, por exemplo, são técnicas focadas em limpar o fundo de rios e lagoas, retirando objetos diversos de suas águas, como pneus, bicicletas, entre outros tipos de entulhos.

Continua após a publicidade

Já a flotação, procedimento inventado por um brasileiro, faz a separação físico-química da sujeira a partir de substâncias despejadas na água, como polieletrólito e sulfato de alumínio. Esse método faz com que as partículas sólidas que estão na água flutuem, permitindo sua retirada.

No rio Sena, foi utilizada uma técnica ecológica chamada “jardins filtrantes” na qual são utilizadas plantas aquáticas que filtram impurezas da água, entre elas matéria orgânica, medicamentos e hormônios. Essa técnica foi usada tanto no Sena, em Paris, quanto no rio Iguaçu, no Paraná.

Por fim, as técnicas nucleares consistem em emitir radiação para detectar os materiais poluentes. Com esse método, é possível encontrar sujeira mesmo que ela seja mínima.

Apesar de todas estas modalidades serem importantes, o passo crucial para iniciar a despoluição de um rio é melhorar a qualidade da água despejada nele. Ou seja, parar de poluí-lo.

Continua após a publicidade

+ 11 problemas comuns em grandes centros urbanos

Como se suja um rio

Em Paris, a água da chuva vai parar em um reservatório junto com água usada nas moradias, tanto do vaso sanitário, quanto da pia e chuveiro. Toda essa água era despejada no Sena. Como o processo de despoluição, foi decidido que essa água passaria por um tratamento anterior ao despejo.

Muitos cursos d’água que cortam cidades têm o objetivo de receber o esgoto das casa. Com o tempo, isso torna o rio inutilizável tanto para os humanos quanto para os animais. Mas na nascente, a história é outra.

Um dos rios mais famosos por sua poluição é o Tietê, na cidade de São Paulo, considerado um esgoto à céu aberto. O que muita gente não sabe é que em Salesópolis, local da nascente, é possível nadar, beber água e até pescar no Tietê.

Continua após a publicidade

+ Cinco livros para se aprofundar no assunto meio ambiente

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Publicidade
Sena: como funciona a despoluição de um rio
Atualidades
Sena: como funciona a despoluição de um rio
A ministra do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra, decidiu nadar nas águas do mais famoso rio francês para provar que ele está apto para as Olimpíadas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.