Ratificar ou retificar?
Duas palavras semelhantes e importantes, mas de sentidos quase opostos
Duas palavras de sentidos quase opostos, as quais é importante aprender a diferenciar.
Ratificar significa validar algo acertado ou contratado, confirmar, reafirmar, manter sua palavra. No caso do governo brasileiro, por exemplo, quando o Congresso decreta uma lei e o presidente da República a sanciona, ele a ratifica.
Retificar tem diferentes sentidos, mas o mais usado deles é quase o oposto de ratificar: significa corrigir algo, emendar. Observe, porém, que o verbo, em sentido secundário, é também variação da palavra reto e, nesse caso, significa por em linha reta, endireitar, colocar algo em ordem, consertar. É comum em mecânica, por exemplo: retificar o motor do carro quando ele funde.
Ratificar:
♦ Em junho de 2002 o Senado brasileiro ratificou o Tratado de Kyoto, o qual o governo já havia assinado. Ao ser ratificado, as regras do tratado entraram em vigor em nosso território.
♦ Por meio de uma carta pública, o presidente do conselho administrativo da empresa ratificou aos acionistas sua decisão irrevogável de renunciar.
♦ Lá em casa, minha esposa manda e eu ratifico.
Retificar:
♦ O juiz retificou seu veredito, considerando que o réu não era culpado.
♦ O presidente norte-americano, Donald Trump, retificou seu próprio decreto, retirando sua proibição de entrada a parte dos estrangeiros que possui direito de permanência, o chamado green card.
♦ O professor de física retificou a tempo sua fórmula, garantindo a aprovação de sua tese.
E aí, valeu?