Aprenda a fazer vestibular com o método pega-varetas
Lembra daquele jogo pega-varetas? Bastava lançar algumas varetas no chão e você tinha de pegar o máximo possível sem movimentar as outras varetas. A primeira coisa a fazer era sempre pegar aquelas que estavam mais fáceis, mesmo, para só depois se aventurar a buscar as que estavam presas entre outras.
Professores adaptaram esse simples método do jogo para a resolução de provas e vestibulares. Para se ter o máximo de eficiência em provas (especialmente aquelas mais complexas, com mais de uma matéria – como é o caso dos vestibulares), eles sugerem que o aluno siga o princípio que usava do no jogo: primeiro pega as varetas soltas, depois aquelas apoiadas em outros e só então se arriscar a pegar as mais difíceis.
Confira seis dicas para você criar o seu plano pessoal de estudos
Na hora do vestibular, isso significa ler três vezes a mesma prova. Na primeira leitura, eles sugerem que o aluno preste toda atenção ao enunciado da primeira questão, sem se preocupar com o que está por vir. Se a primeira questão for do tipo “vareta solta”, ou seja, questão mais fácil, basta resolver e passar para a próxima. Se for do tipo “vareta apoiada”, marque com um x e passe para a próxima. Se for do tipo “vareta presa”, uma referência às questões mais difíceis, o indicado é passar para a próxima pergunta.
Na segunda leitura, resolva só as questões marcadas com x. A última leitura será dedicada, então, àquelas questões mais difíceis. O mais importante é não se perder logo no começo com as varetas mais complicadas enquanto outras estão à disposição, bem mais fáceis de serem alcançadas.Gostou? Agora é só praticar nas provas. Boa sorte!
E aprenda História lendo sobre futebol