Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

As notícias internacionais mais importantes da semana de 20 de março

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h11 - Publicado em 25 mar 2016, 08h00
 (/)
Continua após publicidade

A semana foi marcada pelos ataques terroristas em Bruxelas e pela visita histórica do presidente dos Estados Unidos a Cuba.

Estado Islâmico realiza ataques terroristas a aeroporto e metrô de Bruxelas, na Bélgica

As notícias internacionais mais importantes da semana de 20 de março

Foto: Getty Images

Nesta terça-feira (22), a capital da Bélgica sofreu atentados terroristas reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico. As explosões que ocorreram de manhã em Bruxelas, no aeroporto internacional e numa estação do metrô, deixaram mais de 30 mortos e mais de 170 feridos. Em comunicado, os 15 Estados-membros do Conselho de Segurança manifestaram solidariedade à Bélgica e destacaram “a necessidade de intensificar os esforços regionais e internacionais para derrotar o terrorismo e o extremismo violento”. Ao assumir formalmente a responsabilidade pelos atentados, o EI ainda ameaçou com ataques “mais duros e mais amargos” os países que combatem os jihadistas. No dia 19, o grupo realizou um atentado suicida em Istambul, deixando cinco mortos e 36 feridos.

Continua após a publicidade

Obama visita Cuba e exige enterrar “os últimos remanescentes da Guerra Fria nas Américas”

As notícias internacionais mais importantes da semana de 20 de março

Foto: Sylvain Lefevre / Getty Images

Em pronunciamento no Teatro Grande Havana, transmitido ao vivo para toda população cubana nesta terça-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o momento vivido nas relações entre os governos norte-americano e cubano exige que sejam enterrados “os últimos remanescentes da Guerra Fria nas Américas”. Obama foi muito aplaudido quando mencionou a questão do embargo comercial e financeiro que afeta Cuba há mais de 50 anos. Segundo ele, o embargo é um “fardo ultrapassado para o povo cubano”. Mas afirmou também que há problemas que precisam ser resolvidos antes que ele possa convencer o Congresso norte-americano a levantar o embargo. “As diferenças entre nossos governos ao longo desses muitos anos são reais”, acrescentou Obama em referência às questões dos direitos humanos e de eleições livres.

Continua após a publicidade

>> Leia também esta matéria sobre a nova situação de Cuba sem Fidel Castro comandando o país.

Visita do presidente Barack Obama marca novo momento na política externa argentina

Depois de Cuba, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, seguiu direto para Buenos Aires para se encontrar com Mauricio Macri, que acaba de completar 100 dias na presidência da Argentina. O último presidente norte-americano que havia visitado o país,para tratar de temas bilaterais foi Bill Clinton, há 19 anos. Depois dele, veio George W. Bush, em 2005, com o objetivo de lançar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), mas foi recebido com protestos nas ruas e oposição do Mercosul e da Venezuela ao seu projeto de integração comercial. Obama chegou acompanhado por 400 empresários em um momento em que a Argentina precisa atrair investimentos estrangeiros, já que os preços das commodities, cujas exportações eram a principal fonte de divisas do país, estão em queda e o Brasil, seu principal sócio comercial, está em crise. A visita marca um novo momento na política externa argentina, antes considerada mais combativa em relação ao governo norte-americano.

Argentinos celebram vítimas no 40o aniversário de golpe militar que derrubou Isabelita Péron

O golpe que derrubou a presidenta María Estela Martínez de Péron, conhecida como Isabelita Péron, completou 40 anos nesta sexta-feira (24). Para homenagear os presos e desaparecidos durante a ditadura que se seguiu, familiares e integrantes de diversos movimentos sociais convocaram uma marcha para este dia. Veja a notícia completa aqui e conheça a história das Avós da Praça de Maio, que também participaria da homenagem, aqui.

Ex-presidente da República da Sérvia é condenado a 40 anos por genocídio e crimes de guerra durante a guerra civil na Bósnia-Herzegovina (1992-1995)

Continua após a publicidade

As notícias internacionais mais importantes da semana de 20 de março

Foto: CTY Photos

O Tribunal Penal Internacional da ONU para ex-Iugoslávia (TJPI), com sede em Haia (Holanda) condenou nesta sexta (24) o ex-presidente da República da Sérvia, Radovan Karadzic, a 40 anos de prisão. Karadzic, hoje com 70 anos, foi reconhecido culpado de genocídio em Srebrenica e de outros nove crimes de guerra cometidos durante a guerra civil na Bósnia-Herzegovina, entre abril de 1992 e novembro de 1995. O chamado Massacre de Srebrenica foi o assassinato de mais de 8 mil bósnios muçulmanos na região pelo Exército Bósnio da Sérvia. Esse foi o maior assassinato em massa da Europa desde a Segunda Guerra Mundial e o primeiro caso legalmente reconhecido de genocídio na Europa depois do Holocausto.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

>> Saiba mais sobre outros genocídios ocorridos no século 20.

 

Publicidade
As notícias internacionais mais importantes da semana de 20 de março
As notícias internacionais mais importantes da semana de 20 de março
A semana foi marcada pelos ataques terroristas em Bruxelas e pela visita histórica do presidente dos Estados Unidos a Cuba. Estado Islâmico realiza ataques terroristas a aeroporto e metrô de Bruxelas, na Bélgica Foto: Getty Images Nesta terça-feira (22), a capital da Bélgica sofreu atentados terroristas reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico. As explosões que […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.