Veja as notícias mais importantes da semana de 11 a 16 de agosto
Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana para quem vai prestar vestibular.
Segredos da ditadura brasileira revelados
Arquivos secretos e inéditos do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA) revelam que, numa reunião do órgão durante a ditadura, em agosto de 1978, o governo brasileiro criou uma rede de recolhimento de dados sigilosos na tentativa de monitorar segredos estratégicos e militares dos países vizinhos da América Latina. Leia mais aqui.
Fique ligado: este ano, um milhão de páginas de arquivos e prontuários do extinto Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo (DOPS), órgão de repressão do país no período da ditadura militar, foram digitalizados e poderão ser acessados na internet. Vale dar uma olhada neste link quando você for estudar o tema.
Novo presidente do Paraguai mostra disposição de reatar com Mercosul e diz não ter problemas políticos com a entrada da Venezuela
O presidente do Paraguai, Horacio Cartes. Foto: Wikimedia Commons.
O novo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, tomou posse nesta quinta-feira (15) e se disse disposto a reatar relações bilaterais com alguns países do Mercosul. O país havia sofrido uma sanção porque o bloco considerou que o impeachment do socialista Fernando Lugo, no ano passado, foi uma ruptura democrática. Agora, o Paraguai deve voltar ao Mercosul assim que forem encontradas maneiras de resolver um problema: a decisão tomada pelo bloco de incluir a Venezuela durante a suspensão paraguaia. Cartes diz que não tem problemas ideológicos ou políticos com a entrada do país, mas que entende que este é um problema jurídico, já que a adesão de um novo país deveria ter a aprovação de todos os outros.
Negociações de paz entre Israel e Palestina
Nesta quarta-feira (14), israelenses e palestinos se reuniram em Jerusalém para a retomada das negociações de paz após três anos de hiato. O encontro ocorreu horas depois de Israel libertar 26 presos palestinos. Essa é a primeira vez em quase cinco anos que ocorre uma negociação em Jerusalém, cidade sagrada para ambos os lados, e cuja posse está no coração do conflito. O clima, no entanto, não era de muito otimismo, já que Israel anunciou que pretende construir mais moradias em territórios ocupados.
Leia mais:
– Na retomada do diálogo de paz, Israel liberta palestinos
– Palestinos libertados ganham nova vida após a prisão
– UE atrapalha negociações de paz, reclama premier israelense
– Entenda o conflito entre Israel e Palestina
Egito: situação fica ainda mais tensa e governo admite mais de 600 mortos em massacre
Cairo, no Egito. Foto: Getty Images.
Nesta quarta-feira, o número de mortos contabilizados em um massacre na capital do Egito passou dos 600 em confrontos entre forças do governo militar do Egito e partidários do presidente deposto Mohamed Morsi. Condenando o massacre, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou os exercícios militares conjuntos entre os EUA e o Egito. O Ministério de Interior egípcio orientou a polícia a usar munição real para deter ataques a prédios do governo e instalações das forças de segurança.