Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta BlackFriday: Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Dicas de estudo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular

Filme Moonlight é dica para debater sexualidade e identidade

Vencedor do Oscar de melhor filme em 2017 mostra a jornada de autoconhecimento do garoto Chiron

Por da redação
22 set 2017, 14h32 • Atualizado em 26 abr 2019, 18h13
 (A24 Studios/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Um dos grandes méritos de Moonlight: Sob a Luz do Luar, vencedor do Oscar de melhor filme em 2017, é a sutileza com que, em sua aparente simplicidade, a obra nos oferece diversas camadas temáticas.

    A partir da saga do garoto Chiron, acompanhamos o seu desenvolvimento em três momentos distintos. Na infância, o pequeno Chiron cresce em um subúrbio barra-pesada em Miami, nos Estados Unidos. Em meio às ameaças de outros garotos e à negligência de uma mãe viciada, o garoto encontra no traficante Juan a figura paterna com quem passa a compartilhar a cumplicidade familiar que lhe falta em casa. Na adolescência, permanece como o alvo preferido do bullying de seus colegas de escola, enquanto descobre a sua (homo)sexualidade. No terceiro e último ato, já adulto, Chiron tenta se adaptar ao mundo bruto em que vive, mais por necessidade do que por inclinação ao delito.

    Essa atribulada jornada de Chiron nos permite múltiplos olhares sobre os assuntos abordados. Há o contexto social bem definido. Temos o garoto negro e pobre que frequenta a mesma boca de fumo que sua mãe – enquanto Chiron busca a atenção do traficante, a mãe vai atrás de drogas. Há também o rude ambiente escolar, que acaba limitando as opções de futuro e conduz muitos jovens à delinquência.

    Podemos ver o filme também por seu filtro psicológico, no qual Chiron se vê frequentemente rejeitado – na família, na escola –, enquanto tateia cheio de receios e inseguranças o árduo caminho na busca por afeto.

    Por fim, a obra permite o olhar sobre a sexualidade. Com bastante delicadeza, o diretor Barry Jenkins mostra como a busca de Chiron por uma identidade, nessa longa jornada de autoconhecimento, está intrinsecamente relacionada à descoberta e à aceitação de sua homossexualidade. “Quem é você, Chiron?”, é uma das perguntas que o protagonista ouve sem saber o que responder.

    Continua após a publicidade

    Moonlight brilha por ultrapassar o rótulo de filme sobre a homossexualidade. Ele vai muito além. O contexto social áspero faz o interessante contraste com a sensibilidade com que o filme relaciona homossexualidade e descoberta pessoal. Junte a isso atuações impecáveis de todo o elenco com uma bela fotografa e chegamos à conclusão de que o Oscar de melhor filme não poderia estar em melhores mãos.

    Moonlight: sob a luz do luar
    Direção | Barry Jenkins
    Ano | 2016

    Publicidade
    Filme Moonlight é dica para debater sexualidade e identidade
    Estudo
    Filme Moonlight é dica para debater sexualidade e identidade
    Vencedor do Oscar de melhor filme em 2017 mostra a jornada de autoconhecimento do garoto Chiron

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    BLACK
    FRIDAY
    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês

    ou