Ouvir a experiência de quem passou em um vestibular concorrido pode ser ótimo por duas razões: primeiro porque é sempre bom saber que não estamos sozinhos com a nossa ansiedade e nossos perrengues; e também porque podemos encontrar, nesses relatos, ideias e soluções que se apliquem ao nosso cotidiano. Selecionamos três vídeos que provam isso:
Monalisa Nunes: “Como eu passei em Medicina – Vestibular, cursinho e rotina”
A Monalisa tem um canal muito legal no YouTube que fala principalmente sobre a sua relação com os seus cachos. Mas ela também tem alguns vídeos sobre sua vida de estudante de Medicina na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com dicas ótimas para quem está prestando vestibular ou pensando em seguir essa carreira. No vídeo abaixo, Monalisa conta que, por ter estudado em uma escola pública, precisou fazer dois anos de cursinho para passar: “Eu sabia que a minha formação no ensino médio não correspondia ao que era cobrado no vestibular de Medicina”. Mas isso não a abalou: “O primeiro ano de cursinho serviu para que eu pudesse nivelar meu conhecimento em relação aos outros candidatos e o segundo é que serviu para passar. Mas vestibular não é só conhecimento. Também tem muito a ver com controle psicológico”. Assista:
Vlog Mediários: Cronograma de Estudos para Vestibular – Dicas e Exemplos
A Bianca e o Fabio criaram o Vlog Mediários para compartilhar sua rotina de estudantes de Medicina na Universidade de São Paulo (USP). Além de tours pelo campus e informações sobre as aulas e sua rotina, eles também contam como foi sua preparação para o vestibular. No vídeo abaixo, são propostos três tipos de cronogramas de estudos: um para quem só faz cursinho, um para quem está fazendo o terceiro ano junto com o cursinho e um para quem vai estudar sozinho. “É preciso manter o equilíbrio entre as matérias e nunca negligenciar uma área”, aconselham. Assista:
Luiza Rezende: Como não enlouquecer no ano do vestibular
A Luiza Rezende se formou em Direito pela USP e, hoje, é sócia de um escritório de advocacia especializado em Direito Empresarial e Startups. Seu canal no YouTube aborda temas como startups, empreendedorismo, tecnologia e autoconhecimento – e alguns desses vídeos envolvem a sua entrada na universidade. “Eu tive que desenvolver um método para balancear o conteúdo do terceiro ano e o do vestibular”, conta. “Mas é importante ter em mente que essa prova não é um bicho de sete cabeças. É uma lista de conteúdos que você tem que saber bem”. Veja as suas dicas para lidar com a pressão desse período.
Que outros YouTubers você segue para ter dicas sobre o vestibular e carreiras? Compartilhe com a gente nos comentários!