A grande maioria dos estudantes dedica seu tempo se preocupando com o vestibular. Existe, porém, um outro grupo que, além de pensar na prova tradicional, também se preocupa com o teste de habilidades específicas (conhecido também como THE). E isso, pessoal, pode ser um pesadelo para quem não sabe muito bem como são feitas essas avaliações. Para tentar diminuir esse problema, a professora Lahayda Dreger, do Cursinho Popular da Acepusp, decidiu organizar um Guia de Estudos de Linguagem Visual para estudantes que vão prestar os cursos de Arquitetura, Design e Artes Visuais.
– Conheça os cursos da área de Artes e Design
“Afinal, o que precisa levar no dia? O que eles vão pedir para que eu desenhe? É melhor pensar em ideias originais na hora ou apostar no que já domino para mostrar minhas habilidades?”. A resposta para muitas dessas perguntas você consegue obter diretamente no edital do exame (aliás, essa é uma dica importante! Leia sempre o manual do candidato/edital). Mas nem tudo é possível de se encontrar lá.
Se você for prestar provas de habilidades específicas de Arquitetura, Design ou Artes Visuais, vale a pena conferir esse pequeno manual (arquivo em pdf).
Veja 10 dicas práticas, retiradas do Guia de Estudos:
1) Use bem a folha, pense no enquadramento do desenho
2) Decidido o desenho, faça-o até o final
3) Pense no peso visual final do trabalho
4) Não experimente novos materiais ou novas técnicas
5) Controle bem o tempo
6) Já tenha uma linguagem gráfica previamente decidida na colagem
7) Tente não usar borracha no desenho
8) Leve sempre material extra, especialmente daquele que costuma usar mais (por exemplo, se usa muito lápis, tente levar dois para a prova)
9) Seja cuidadoso com a poética, mas evite romantizar demais na prova
10) Confira todos os materiais, até os mais banais, pois estes são os que os candidatos mais se esquecem de levar para a prova