A palavra “sofrência” existe no dicionário?
Depois de sanar esta dúvida de português, seu vocabulário não viverá mais sofrimento algum
A cantora Marília Mendonça está entre os maiores nomes da música brasileira e popularizou entre seus milhões de fãs – e também entre aqueles que não a ouvem – um novo gênero musical: a “sofrência”. Mas será que essa palavra existe na língua portuguesa?
A verdade é que, infelizmente, não. Ela não está registrada no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), portanto seu uso está incorreto.
O que, no entanto, existe é a palavra “sofrença”. Esse termo está registrado, e, segundo o dicionário Michaelis, significa exatamente o que a primeira palavra quer dizer para o público da cantora: sofrimento, grande aflição do espírito, tormento, tortura, penúria.
Mas, calma, isso não significa que Marília – ou qualquer outro cantor de “sofrência” – esteja errada. Eles apenas se utilizaram da liberdade poética para se expressar criativamente – e para liberar suas aflições de espírito, é claro. O importante é saber quando você deve utilizar a palavra da maneira correta!
Exemplos
Meu amigo está em uma sofrença muito grande porque terminou com a namorada.
Desde que machuquei o joelho, sinto uma sofrença física muito grande!
Minha amiga adora uma sofrença e vive atrás de quem não gosta dela.
Veja aqui mais dúvidas de português e acabe com qualquer sofrença do seu vocabulário!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.