“Assessorar” ou “acessorar”: qual é o certo?
Spoiler: só uma dessas palavras existe! Vem descobrir aqui

Tá aí uma dúvida que costuma aparecer até entre quem manda bem no português: afinal, é “acessorar” ou” assessorar”? A palavra tem cara de pegadinha, mas o erro é mais comum do que parece – e até dá para entender o porquê.
A forma correta dessa palavra é “assessorar”, com o dobro de “s’’.
“Acessorar” com “c” não existe na língua portuguesa.
“Se escreve com dois ‘ss’ porque não tem som de ‘z’ e possui um som de ‘s’ mais longo”, explica Vanessa Codecco, head pedagógica do Twice Bilingual, sistema de ensino bilíngue da Rhyzos Educação.
De onde veio essa palavra?
A origem é do latim: assidēre — que significa algo como “sentar-se ao lado” (ad = junto a + sedere = sentar). Lá no Império Romano, assessor era a pessoa que sentava ao lado de um magistrado para dar conselhos.
Vanessa explica que, com o tempo, “assessor” virou o nome de quem dá suporte técnico, estratégico ou profissional, e assessorar passou a significar exatamente isso: prestar ajuda especializada.
Hoje, você vê esse verbo em contextos jurídicos, escolares, corporativos e, claro, jornalísticos.
+ O que um profissional de Relações Públicas faz?
Exemplos para não esquecer mais
Para não ter mais dúvidas, observe só esses exemplos de frases:
- Ela foi contratada para assessorar a diretoria na área de comunicação;
- O advogado vai assessorar a empresa nas negociações com os fornecedores;
- Precisamos de alguém experiente para assessorar o time de vendas;
- Ele passou a assessorar políticos em campanhas eleitorais;
- A consultoria foi chamada para assessorar a escola na implementação do novo currículo.
Na imprensa, também aparece!
Selecionamos aqui mais dois exemplos publicados no jornal “Folha de S. Paulo”:
Sobre a seca no Acre: “Dois comitês foram criados para atuar nos municípios mais afetados: um grupo composto por todos os órgãos do estado para enfrentar a estiagem; e um comitê técnico científico com especialistas que devem assessorar as equipes em temas relacionados às mudanças climáticas.”
Sobre cidadania italiana: “Assim, há quem recorra a firmas que cobram para assessorar o processo de obtenção da cidadania e, em alguns casos, agendar os serviços. ‘Todo dia recebo reclamações, as pessoas não conseguem marcar’, diz Vagner Cardoso, CEO do Terra Nostra, escritório de advocacia especializado em cidadania italiana.”
Dica final: assessorar ≠ aconselhar
Pode até parecer sinônimo, mas assessorar e aconselhar têm diferenças. De acordo com a professora Vanessa, “assessorar” tem um tom mais técnico, formal e profissional. Já “aconselhar” pode ser mais pessoal ou emocional — como aquela dica de amigo sobre o crush.
Confira outras Dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.