“Cabeleireiro” ou “cabelereiro”: qual é o certo?
Há mais formas de errar na grafia dessa palavra do que de acertá-la. Aprenda aqui o jeito correto.
Eis uma dúvida com resposta contra-intuitiva. A forma correta de se escrever “cabeleireiro” é também a mais esquisita: a que contém duas vezes o sufixo “ei” – uma vez depois de L, e outra depois do R. Quando falamos essa palavra em voz alta, não costumamos pronunciar esse primeiro I (falamos “cabelereiro”), o que pode explicar a confusão na hora de escrevê-la.
Outro fator que pode atrapalhar o raciocínio na escrita desse termo é a origem da palavra. Muitas pessoas acreditam que “cabeleireiro” deriva de “cabelo” (o que, convenhamos, faria todo sentido). Mas a realidade é que a palavra é uma variação de “cabeleira” – daí a necessidade de escrevê-la duas vezes com “ei”.
Na verdade, há inúmeras formas de errar a grafia de “cabeleireiro”. Há quem diga “cabeleileiro” ou “cabeleileila”, por exemplo – e acabe virando meme nas redes. Mas esse não é mais o seu caso: agora você já sabe que a única escrita correta para esse termo é “cabeleireiro”.
Exemplos de uso:
Minha cabeleireira acabou com meu cabelo.
Hoje vou passar o no cabeleireiro!
Você tem o contato de um bom cabeleireiro perto de casa?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.