Caução ou calção: qual é o certo?
Quando se trata de negócios, caução – ou seria calção? – é coisa séria!
Quem nunca passou pelos perrengues de alugar um apartamento, pode até achar estranho o uso da palavra “caução” – ou seria “calção”? – neste contexto. Afinal, essa não é só uma variação para se referir a “calça” – a roupa, mesmo.
Sem mais enrolação, as duas formas existem, com “l” e com “u”. Mas é claro, os significados são completamente diferentes. Confira!
Caução
A palavra caução, com “u”, é um substantivo feminino, e significa uma garantia – geralmente em dinheiro – que se dá de que se firmou um compromisso e será cumprida uma obrigação. O objetivo é evitar algum tipo de dano ou prejuízo, seja ele financeiro ou material, de uma das partes.
Exemplos:
Para aluguel do apartamento, é necessário um caução de mil reais.
A proprietária não devolveu o valor do caução da casa que eu alugava.
Calção
Já calção, com “l”, é um substantivo masculino, e quer dizer calça curta! Pois é, apesar do sufixo “ão”, “calção” não é aumentativo de “calça”. Simples, né?
Exemplos
O uniforme esportivo do time é formado por camisa, meia e calção com as cores do clube.
Preciso colocar um calção para atender a porta!
Este calção está pequeno para mim.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.