Cavalaria, panapaná e mais: conheça 8 coletivos inusitados
O coletivo de elefantes todo mundo sabe, mas e o de camelos? Já pensou se existiria um coletivo para borboleta?
Os substantivos coletivos são a representação de um agrupamento de algo, independentemente do gênero. Pode se tratar de animais, objetos, localizações geográficas, entre outros. Existem alguns bastante comuns, como o coletivo de vacas (rebanho) ou de cachorros (matilha). Mas você já se perguntou qual 0 coletivo de borboletas? Ou então de papel?
Abaixo, confira 8 coletivos que você, provavelmente, não conhece. Mas, antes disso, entenda a classificação dos coletivos.
São quantos?
Esta classificação se subdivide em determinados e indeterminados. Os determinados remetem à qualidade ou quantidade dos seres do agrupamento, como “casal”. Já os indeterminados não remetem à quantidade dos seres, são gerais, como “cardume”.
+ Substantivos: o que são, quais os tipos e como usá-los
Agora sim, vamos aos coletivos “diferentões”.
Coletivo de papel
Volta às aulas e a escola pede uma “resma” de papel. Você saberia dizer o que é isso?
Uma resma corresponde a um pacote de 500 folhas de papel. “Resma” é derivada da palavra árabe “rizima(h)” ou “razamâ”, que significa “fardo” em português.
Coletivo de cavalo
Se você achava que cavalaria era apenas um grupo de soldados em uma guerra na época medieval, errou.
“Cavalaria” também é o coletivo de cavalo. Também é possível usar “manada” para se referir a eles, assim como outros grupos de grandes animais.
Coletivo de pássaros
“Revoada” não é apenas uma festa, também é o coletivo de pássaros.
Também existem outras maneiras de falar deste conjunto como bando, passarada, passarinhada e passaredo.
Coletivo de borboleta
Quem tem motefobia, ou seja, medo de borboletas, precisa tomar cuidado ao encontrar um panapaná!
Esta palavra, ou ainda “panapanã”, é de origem tupi e se refere a uma única borboleta ou a um grupo do inseto. Também é possível se referir a elas como “bando”, “grupo” ou “nuvem” de borboletas.
+ O plural dessas 5 palavras vai te surpreender
Coletivo de porcos
“Vara” não é apenas um termo jurídico, mas também o coletivo de porcos. Além deste termo, também é possível dizer porcada, porcalhada, porcaria, suinaria, alfeire, piara e persigal.
Alguns dicionários ainda apresentam “manada” como o conjunto de porcos. Isso ocorre porque os porcos são considerados gados suínos e “manada” se refere, no geral, a rebanhos.
Coletivo de quadros
Se você achava que “pinacoteca” era apenas um museu na cidade de São Paulo, saiba que essa palavra também se refere ao coletivo de quadros. Galeria, coleção e acervo também podem ser utilizados.
E aqui, o termo não é usado apenas para museus, mas também para coleções pessoais!
Coletivo de camelo
O coletivo de camelo é “cáfila” e a etimologia da palavra, ou seja, sua origem, vem do árabe “qafila”, que significa “caravana”.
Também é possível se referir ao conjunto destes animais como a própria caravana ou grupo de camelos.
Coletivo de livros
“Biblioteca” não é apenas um espaço de leitura, mas também um coletivo de uma obra de arte: os livros.
Aqui, a palavra acervo também pode ser usada. O final “-teca” é bem comum para se referir a conjuntos de obras de arte, como “discoteca” para discos e “pinacoteca”, para quadros.
+ 5 palavras que muita gente fala o “r” no lugar errado
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.