Afinal de contas, quando o IBGE divulga um estudo estatístico referente a população brasileira, ela está divulgando um “censo demográfico” ou um “senso demográfico”? Ou então, como no exemplo abaixo, as pessoas precisam de “bom censo” ou “bom senso“? A palavra censo, quando grafada com a letra C é a mesma coisa que recenseamento, ou seja, é um conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território. Por tanto, quando o IBGE, ou qualquer outro órgão, divulga os dados da população, ela está divulgando um censo demográfico.
Já quando pedimos que as pessoas tenham capacidade de julgar, de raciocionar, que tenham juízo, queremos que as pessoas tenham senso, ou bom senso. Por tanto, no tuíte acima, não teria mesmo como as pessoas usarem o “bom censo”, elas precisam usar o “bom senso” – ah, e desodorante também 😛
Consultoria:
– 1001 Dúvidas de Português
José de Nicola e Ernani Terra
Editora Saraiva
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.