“Cesárea” ou “cesária”: qual é o certo?
As duas palavras existem, mas só uma delas se refere ao tipo de parto. Entenda!
Durante a gravidez, uma das decisões que gestantes precisam tomar é sobre como será o seu parto. No Brasil, a taxa de partos em que há procedimento cirúrgico é superior à taxa dos naturais, ao contrário da recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Afinal, esse tipo de parto é chamado de “cesárea” ou “cesária”?
O parto em que há procedimento cirúrgico nas paredes do abdômen e do útero para a retirada do bebê é chamado de cesariana, palavra derivada do francês césarienne. Seu sinônimo é “cesárea”, com origem no latim cæsarea, de acordo com o dicionário Michaelis.
Segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra cesária também existe, mas refere-se a um aparelho para cortar, e não ao parto.
Alta taxa de cesárea no país
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que apenas 15% dos partos sejam não naturais – estimativa em que a cirurgia realmente é necessária. Na direção contrária, o Brasil registrou 57,6% de cesarianas feitas em 2022, somando hospitais públicos e privados, segundo o Ministério da Saúde.
Exemplos com cesárea
- A minha vizinha grávida ficou triste ao saber que precisaria fazer uma cesárea.
- Muitos profissionais da saúde optam pela cesárea por ser mais rápida que o parto normal.
- Realizar a cesárea sem necessidade coloca em risco a saúde da mãe e do bebê.
Veja mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.