“Chegar em” ou “chegar a”?
Veja qual é o certo
Como sabemos bem, a conjugação formal dos verbos nem sempre está de acordo com as transformações que a língua sofre ao longo dos anos, ou também com as mudanças que cada país promove no seu modo de falar um idioma compartilhado com outros.
Como não podia deixar de ser, é o caso do português, cujas regras formais ainda estão presas ao modo de Portugal. Por isso, a conjugação correta de “chegar” não permite a preposição “em”. Ou seja, na norma culta, não se pode falar “cheguei em casa”, mas sim “cheguei a casa”! Parece um pouco esquisito, não é?
E é, porque, enquanto em Portugal a frase soaria natural, no Brasil as coisas são diferentes. O modo com que o português brasileiro se desenvolveu permite que as frases “cheguei em casa”, “chegamos em Belo Horizonte”, ou “ela chegou em Londres na noite passada” sejam consideradas corretas, porque a linguística moderna entende que o idioma se transforma de acordo com os falantes.
Por enquanto, oficialmente, o correto é usar a preposição “a”. Mas não se preocupe: nenhuma banca corretora de redação vai tirar ponto de você se usar “em”. 😉
Fonte: 1001 dúvidas de português, José de Nicola e Ernani Terra. Editora Saraiva