A vida do estudante não é fácil: vira e mexe surge aquela dúvida que nos assombra, e que não tem o quê a tire da nossa cabeça. Ou então aquele período de procrastinação eterna, que parece que nunca vai acabar. Parece até um círculo vicioso… Ou seria um ciclo vicioso?
Para espanto de muitos leitores, a forma correta é “círculo vicioso”, pois essa expressão é usada para situações que se repetem várias e várias vezes, mas que não necessariamente possuem uma regularidade, e que, ao final, levam ao estado inicial, onde tudo se inicia novamente.
A palavra “ciclo” não se enquadra neste contexto pois serve para designar fenômenos conjuntos que acontecem regular e sistematicamente. Portanto, a expressão “ciclo vicioso” está incorreta.
Exemplos
Estou em um círculo vicioso de procrastinação dos estudos.
Já se tornou um círculo vicioso: você termina com ele, mas sempre acaba voltando o namoro.
Estou em um eterno círculo vicioso neste conteúdo de Matemática. Quando penso que entendi, as dúvidas voltam a me assombrar!
Confira mais dúvidas de português aqui!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.