Tem gente que encara bem, mas algumas pessoas simplesmente detestam que alguém as façam rir com… “coceguinha” ou “cosquinha”? Se você parar para pensar que a palavra é o diminutivo de “cócega” pode parecer óbvio que a forma correta, gramaticalmente falando, seja “coceguinha”. Mas não é bem assim.
Neste caso, tanto “coceguinha” quanto “cosquinha” são aceitas! Explicamos o porquê.
Já ouviu falar de síncope?
Não estamos falando de desmaio – um outro significado para a palavra “síncope”. Esta síncope é uma palavra usada para descrever um fenômeno linguístico, quando fonemas do meio da palavra são suprimidos. A palavra “cosca” é resultado disso. Trata-se da forma sincopada de “cócega”, mas que se tornou também aceita.
Por isso, os dois diminutivos que dão nome a esta matéria estão corretos: um é diminutivo de “cócega” e outro de “cosca” – palavras que, na prática, significam a mesma coisa.
Exemplos
- Morria de cosquinha nos pés.
- Ameaçou a namorada com coceguinhas, e ela imediatamente fechou o semblante.
- Lembra-se de quando as crianças adoravam brincar de cosquinha?
Veja outras dúvidas de português
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.