Eis mais uma dúvida ortográfica típica das festas juninas, que aparece na mesma época da grafia correta de “canjica”. Pois para esse delicioso quitute à base de milho só existe uma única escrita aceitável: o certo é “curau”, terminado em U.
A confusão com a letra final se dá devido a uma outra palavra, de grafia muito parecida, mas de significado bem diferente: o “curral”, aquele cercadinho comum em fazendas onde ficam confinadas as vacas e outros rebanhos de criação. Esse sim é com L – mas tem duas vezes a letra R.
O curau é um tipo de mingau (que, veja só, também termina em U) feito de milho verde, leite e açúcar, e cozido até alcançar uma consistência firme de pudim. É uma receita simples, com apenas três ingredientes, e deliciosa. O dicionário Michaelis cita três sinônimos para o prato: canjica, corá e jimbelê.
Exemplos de uso:
Você prefere curau ou arroz doce?
Vai pamonha, vai curau.
Não vejo a hora de ir na festa junina para comer curau.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.