Janja, primeira-dama brasileira, publicou em suas redes sociais neste fim de semana um vídeo convidando os “cidadões do mundo” a incentivarem seus governos para a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa da presidência do Brasil. Acontece que a mensagem ficou um pouco ofuscada com o erro de português cometido por ela: o correto é “cidadãos”.
No caso dos plurais de palavras terminadas em “ão”, não tem jeito, é preciso decorar mesmo. E como dá para ver, todo mundo pode errar na pronúncia e escrita. Estes substantivos formam o plural de três maneiras diferentes e não existe um padrão para saber como cada palavra será transformada. O final -ão, no plural, pode virar: -ões, -ãos ou –ães.
+ Afinal, o que significa ‘persona non grata’? Entenda origem da palavra
As variações da língua
A razão por trás das variações é etimológica, ou seja, está relacionada à origem de cada palavra, individualmente. Porém, também é possível identificar qual a flexão correta do plural pensando na acentuação e sílabas tônicas. Explicamos melhor.
A maioria das palavras terminadas em -ão forma plural em -ões. Esta é a forma mais comum de formação de plural de palavras terminadas em -ção e -são, por exemplo. Porém, não é o caso de “cidadão”, que tem apenas um “s” adicionado.
Isso acontece com as palavras que podem ser identificadas como paroxítonas (quando a sílaba tônica, ou seja, a mais forte da palavra, é a penúltima) e em algumas oxítonas (quando a sílaba tônica é a última);
Além disso, poucas palavras mudam sua terminação, no plural, para -ães, e existem palavras que aceitam ser flexionadas de duas ou mais formas.
+ O plural dessas 5 palavras vai te surpreender
Outros exemplos
- Oração – Orações;
- Sensação – Sensações;
- Órfão – Órfãos;
- Sótão – Sótãos;
- Irmão – Irmãos;
- Mão – Mãos;
- Alemão – Alemães;
- Refrão – Refrães ou Refrãos;
- Verão – Verões ou Verãos.
Confira aqui mais dúvidas de português!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.