Esfiha ou esfirra: qual é o certo?
Me vê três de carne e duas de queijo. Chegou a hora de aprender a escrever essa delícia árabe
Uma massa macia e quentinha, recheada com carne moída bem temperada ou queijo derretido, que pode ser servida aberta ou fechada em formato triangular. Difícil não ficar com água na boca quando pensamos nessa maravilhosa contribuição da culinária árabe para o mundo: a esfiha. Ou seria esfirra? Eis a dúvida.
A forma mais correta de se escrever essa iguaria é “esfirra”, com dois Rs, embora as duas versões sejam aceitas. Esfirra é a grafia aportuguesada, na qual os dois Rs imitam o som do H “aspirado” do árabe, um fonema que não existe na nossa língua. Essa seria o nome “oficial” do salgado.
Isso, porém, não quer dizer que “esfiha”, com H, não seja aceito ou dicionarizado. O dicionário Michaelis, por exemplo, entende essa grafia como uma variação da “esfirra”. Há inúmeros estrangeirismos na nossa língua que já são aceitos como termos corriqueiros, como o famoso shopping center.
A origem da palavra vem do árabe, é claro, de ár ṣfīḥah ou simplesmente sfiha. A esfirra é um alimento popular na Palestina, no Egito, no Líbano e na Síria – e foi a imigração de pessoas vindas destes dois últimos países para o Brasil que trouxe também esse maravilhoso prato para cá. Agradecemos de coração.
Exemplos de uso:
Me vê duas esfirras de carne e uma de queijo, por favor?
Vamos jantar esfirra hoje?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.