“Estado” ou “estado”: quando usar a letra maiúscula?
A confusão na hora de escrever pode tirar pontos na redação! Saiba, afinal, como uma letra maiúscula muda todo o significado da palavra
Eis um erro muito comum que pode prejudicar na hora de escrever um texto formal: afinal, é “Estado” com letra maiúscula, ou “estado”, com minúscula? A verdade é que as palavras aparecem na Língua Portuguesa de duas maneiras. Confira a explicação para não ter mais dúvida de quando usar a letra maiúscula na hora de escrever.
+ “Eu que agradeço” ou “eu quem agradeço”: qual é o certo?
O Estado como nação
“Estado” com a inicial maiúscula é sinônimo de “nação”. É formado por três elementos: o território, a população e o governo. Os tipos de Estado são absolutista, liberal, de bem-estar social, neoliberal, socialista. Este é um conceito da Geopolítica.
Exemplos:
- Vinte e oito países não reconhecem Israel como Estado.
- Presidente da China faz visita de Estado ao Brasil.
+ “Por causa de” ou “por conta de”: qual é o certo?
O “estado” na física e outras áreas do conhecimento
Já a palavra “estado”, com a inicial minúscula, possui diversos significados e sua aplicação varia conforme o contexto da frase. Pode se referir a condição de algo ou alguém, como ao estado de saúde ou civil. Também pode fazer menção aos estados de um país, como Minas Gerais e São Paulo.
Exemplos:
- Os estados da água são o gasoso, líquido e sólido.
- Após acidente, jovem é internada na UTI em estado grave.
- O estado de São Paulo possui mais de 12 milhões de habitantes.
Porém, é preciso atenção! Já que a regra, segundo nossa gramática, é sempre iniciar as frases com letra maiúscula, esse “estado” também pode aparecer dessa forma – embora não signifique nação.
+ “A dó” ou “o dó”: qual é o certo?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.