A maneira correta de se escrever a palavra é “exceção”, com “ç”. A variante com “ss” não existe na língua portuguesa. E não existe exceção para essa regra, hein!
Geralmente, a dúvida surge por conta da palavra “excesso”, que, apesar de possuir significado totalmente diferente da palavra “exceção”, tem grafia bastante parecida. As letras “ç” e “ss” possuem o mesmo fonema na língua portuguesa, e por isso podem confundir a cabeça de qualquer um.
Mas o que significa “exceção”?
A palavra “exceção” é um substantivo feminino que expressa a ação ou o efeito de excluir, excetuar algo. É o desvio da regra ou de um padrão convencionalmente aceito. A palavra deriva do latim exceptio, que é sinônimo de privilégio ou restrição.
Já a palavra “excesso” é sinônimo de abundância, exagero, de algo que sobra.
Exemplos de uso
- Todos votaram a favor da proposta, com exceção de uma pessoa.
- Todos os alunos devem estar presentes no horário combinado, sem exceção.
- Como de tudo, com exceção do amendoim, que sou alérgica.
- Com exceção de Carlos, todos compareceram ao aniversário.
- Minha agenda está muito cheia, mas posso tentar abrir uma exceção para você na semana que vem.
Sinônimos de “exceção”
Algumas palavras que são sinônimo ou que podem substituir “exceção” em alguns contextos: restrição, exclusão, isenção, regalia, ressalva e exceto.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o PASSEI! e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.