“Excesso” ou “exceço”: qual é o certo?
Eis uma palavra excessivamente confusa. Aprenda aqui a sua grafia
A língua portuguesa é cheia de pegadinhas e a palavra “excesso” com certeza faz parte da lista. Toda a sua grafia pode gerar dúvidas: a começar com o E seguido de XC, logo no começo, que já dá aquela confundida inicial – mas principalmente com a grafia da última sílaba. Afinal, esse termo é com SS ou Ç?
“Excesso” escreve-se com SS, e essa é a única forma aceita no português formal. Seu significado você deve saber: excesso é aquilo que sobra, que resta, que existe além do necessário, a abundância, o exagero.
A confusão fica ainda maior por causa de outra palavra muito parecida, mas que é escrita com de forma diferente: “exceção”. Essa, sim, é com Ç e você pode entender melhor aqui o porquê.
A diferença na grafia das duas palavras vêm de sua origem: igualmente dois termos diferentes do latim. “Excesso” vem de excessus, e “exceção” vem de exceptĭo. Na hora de chegar ao português, os dois termos distintos também foram escritos de formas diferentes.
Ficou claro agora?
Exemplos de uso:
Tudo em excesso faz mal.
Não sei o que fazer com esse excesso de comida que sobrou da festa.
Vamos tentar não falar em excesso durante a aula, ok?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.