“Fluorescente” ou “fosforescente”: qual é o certo?
Uma brilha continuamente no escuro e a outra não. Confira qual é cada e a explicação de porquê isso acontece
Para fazer uma festa você precisa comprar decorações que brilham no escuro. E agora, é “fluorescente” ou “fosforescente”? Ambos os termos estão corretos, porém possuem significados um pouco diferentes. A gente explica.
Os dois adjetivos se referem a objetos que apresentam luminescência por absorção da energia da luz, a diferença é o tempo que continuam emitindo brilho após a fonte ser apagada. Abaixo, confira a explicação química para cada uma das palavras.
+ “Por causa de” ou “por conta de”: qual é o certo?
Fluorescente
A palavra fluorescente se refere a alguma coisa que tem fluorescência, ou seja, a capacidade que emitir luz ao receber uma radiação luminosa. Estes objetos fluorescentes apagam junto com a fonte de energia. Sua etimologia, ou seja, origem da palavra, vem do inglês fluorescent.
Exemplos:
- Os uniformes dos garis têm faixas fluorescentes.
- Preciso de uma nova lâmpada fluorescente porque esta fundiu.
- O material fluorescente da placa de trânsito se iluminou com a luz dos faróis do carro.
+ “A dó” ou “o dó”: qual é o certo?
Fosforescente
A palavra fosforescente se refere a alguma coisa que tem fosforescência, ou seja, mantêm sua luminescência após ser apagado, sem emitir calor, brilhando no escuro – aqui a decoração da sua festa! –, após armazenar a energia da luz. A etimologia de fosforescente, ou seja, sua origem, vem do francês phosphorescent.
Exemplos:
- Na discoteca, distribuíram pulseiras fosforescentes para todos os presentes.
- As estrelas adesivas que eu colei no teto são fosforescentes.
- Vejo as horas durante a noite porque os ponteiros do meu relógio são fosforescentes.
+ “Eu que agradeço” ou “eu quem agradeço”: qual é o certo?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.