Haja ou aja paciência? Haja ou aja discretamente? As duas palavras existem na Língua Portuguesa e por terem a mesma sonoridade podem causar dúvidas na hora da escrita.
O significado delas é distinto e o uso de cada uma varia de acordo com o contexto. Confira abaixo quando aplicar “haja” ou “aja”:
Haja
“Haja” é uma flexão do verbo haver, na primeira e na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo ou no modo imperativo.
O verbo haver possui diversos significados, dependendo do contexto. Pode ser usado no sentido de existir, possuir, acontecer, entre outros.
Exemplos:
- Haja paciência para lidar com toda essa confusão.
- Haja o que houver, vamos enfrentar esse desafio.
- Que haja respeito durante a conversa.
- Espero que haja animação na festa.
Aja
“Aja” também é uma flexão, mas do verbo agir. É usada na primeira ou na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo, e indica uma ação que será tomada ou o modo de fazer ou conduzir algo.
Veja exemplos:
- Aja com cautela e seja discreto.
- Aja com paciência, pois a situação é delicada.
- Não aja de forma grosseira na escola.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.