Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Dúvidas de português

Continua após publicidade

História ou estória?

Tire suas dúvidas sobre esta questão "polêmica" da língua portuguesa

Por Luccas Diaz
1 mar 2023, 18h39

A dúvida entre “história” ou “estória” é do tipo que levanta polêmicas. Tal qual torcedores de futebol, os defensores de cada grafia costumam defender com unhas e dentes o uso de uma em detrimento da outra.

A verdade é que as duas palavras existem, estão corretas e convivem, até certo ponto, de maneira pacífica na Língua Portuguesa.  Ao contrário de dúvidas ortográficas, como “casa ou caza”, não há uma versão certa e outra errada.

Para entender o caso de “história” ou “estória” precisamos dar uma olhada nos livros de História e emprestar alguns conceitos da Linguística.

“história ou estória?”: uma questão de História

Muito antes de existirem regras ortográficas que definissem e uniformizassem a Língua Portuguesa, algumas versões da palavra “história” já foram utilizadas na escrita do idioma. É possível encontrar registros medievais com as grafias “istória”, “estoria” e até mesmo “hestoria”.

Com o passar do tempo, “história” acabou prevalecendo, mas, por vezes, houve o resgate da variação “estória” para se referir a narrativas ficcionais (como mitos, contos e fábulas), deixando a versão com H para narrativas factuais. A lógica foi emprestada do inglês, onde há “history” e “story”.

Continua após a publicidade

No entanto, como sabemos, a língua é viva e está em constante transformação. E assim como aconteceu com outras palavras, a distinção entre “história” e “estória” foi perdendo sentido e caindo em desuso. O termo “estória”, que data do século 13, passou a ser visto por estudiosos como uma variação arcaica de “história”, assim como as extintas “istória” e “hestoria”. Na Linguística, o fenômeno é conhecido como arcaísmo.

No Brasil, em 1943, a Academia Brasileira de Letras eliminou a obrigatoriedade de distinguir os dois termos. “Estória” não se tornou errado, mas passou a ser opcional na hora de nomear narrativas imaginárias. A recomendação desde então é utilizar “história” para os dois casos, seja realidade ou ficção.

Ainda assim, aposto que você já teve algum amigo ou professor que lhe disse para escrever “estória” no lugar de “história” quando falando de ficção. Como dissemos, está tudo bem, as duas maneiras estão corretas, mas assim como ninguém mais usa “vossa mercê” no lugar de “você”, dê preferência à “história”. 

Continua após a publicidade

Bônus: “história” ou “História”?

Agora que você já sabe que “história” serve para qualquer tipo de situação, real ou imaginária, vamos a uma outra dúvida: quando usar o H maiúsculo? É simples!

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, de 2009, devemos utilizar inicial maiúscula em nomes que se referem a áreas do conhecimento, disciplinas e cursos. Portanto, ao se referir à aula, ao livro ou à faculdade, escreva sempre “História”.

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Publicidade
“Vasilha” ou “vazilha”: qual o certo?
Estudo
“Vasilha” ou “vazilha”: qual o certo?
Não confunda mais quando usar "Z" ou "S"!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.