Não erre mais. O certo é jiló com J. O nome desse fruto odiado por tantos e amados por poucos provavelmente vem de njilo, uma palavra do quimbundo, idioma da família do banto, de Angola. Em algumas regiões do Brasil, o jiló também é chamado de jinjilo.
O jiloeiro, um arbusto de pouco mais de um metro de altura, foi trazido ao Brasil da África Ocidental ainda durante o período colonial. Seu fruto redondo ou esférico, de sabor amargo e característico, se tornou sinônimo de uma comida ruim. Embora seja escrito com J, o nome científico da planta é Solanum gilo.
Mas coitado do jiló: ele é um produto barato, rico em vitaminas (principalmente a C e a B5) e sais minerais, que pode ser preparado de múltiplas formas: refogado, assado e – o favorito de todos – em forma de chips. Que tal dar uma segunda chance ao jiló com J?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.