Um dos erros mais comuns na Língua Portuguesa é a troca do “CH” pelo “X”, ou vice-versa. Em casos onde a letra “X” produz um som de chiado, como em “abacaxi” ou “apaixonado”, é normal confundir a ortografia com a dupla “CH”. E na hora de escrever o verbo que dá título a este texto, qual forma está correta: “mexer” ou “mecher”?
Sem muita enrolação, a forma correta da palavra é “mexer”, com “x”. O termo “mecher” está errado de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.
O verbo “mexer” tem origem no termo latino “miscere”, cuja pronúncia tem o mesmo som chiado da forma atual (algo como “mixêre”). Por ter um significado amplo, “mexer” pode ser aplicado em diferentes contextos, mas seus principais usos exprimem o ato de misturar, movimentar, tocar em alguma coisa, fazer alterações ou incomodar uma pessoa.
Veja exemplos.
- A receita diz para mexer os ingredientes até virar uma massa homogênea.
- Não mexa na coisas da titia, pois ela não gosta.
- Vamos, mexa-se, está na hora de ir embora!
- O editor mexeu no meu texto inteiro, mal reconheço minha escrita.
- Gustavo, pare de mexer com o seu irmão!
Na dúvida, lembre-se da famosa canção do Rei Julien, do filme “Madagascar” (2005): 🎶 “Eu me remexo muito, eu me remexo muito, remexo, muito!” 🎶
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso ENEM GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.