“Ossos do ofício” ou “ócios do ofício”: qual é o certo?
Reservar um tempo para tirar as dúvidas é um dos... "ossos" ou "ócios" do ofício de ser um estudante?
Ser estudante é uma tarefa trabalhosa. Além de ler, resolver questões, assistir aulas e revisar os conteúdos ainda é preciso separar um tempinho para sanar as dúvidas que vão aparecendo no meio do caminho. Não tem escapatória, são os… ossos do ofício ou ócios do ofício?
Caso você queira se referir às desvantagens do trabalho, o lado penoso que não dá para evitar, a expressão correta é “ossos do ofício”. A expressão vem da junção de “ossos”, no sentido de ser algo duro – difícil de roer, na linguagem popular – com “ofício”, que significa trabalho, função.
Mas se você quiser utilizar a expressão “ócios do ofício” como um trocadilho também está liberado – apesar de ela não estar registrada em dicionário. Só esteja ciente que, neste caso, o significado vai ser oposto: enquanto o “ossos do ofício” designa a parte dura do trabalho, os “ócios” são os benefícios, a parte tranquila.
Exemplos
Estudar significa dedicar um bom tempo para tirar todas as dúvidas, são os ossos do ofício.
Ganho um salário muito bom no meu trabalho, mas, em compensação, faço plantão de doze horas todos os finais de semana. São os ossos do ofício.
Pelo menos, eu trabalho todos os dias na praia. São os ócios do ofício!
Descubra mais dúvidas de português aqui!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.