Na época das festas juninas, um dos doces preferidos do brasileiro não pode ficar de fora do cardápio. Afinal, existem poucas sobremesas no mundo que substituem a… “paçoca” ou “passoca“?
+Curau ou cural: qual é o certo?
Para não deixar esfriar o quentão, vamos direto ao ponto: o correto é paçoca. A versão com “ss” não existe na Língua Portuguesa e, portanto, não está inscrita no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa).
Segundo o dicionário Oxford Languages, “paçoca” é uma espécie de farinha resultante da mistura de vários ingredientes socados juntos no pilão. A palavra é de origem indígena, mais precisamente do tupi-guarani, e deriva do termo “pa-soka” que significa “esmagar com as mãos”. A paçoca indígena consistia em socar, dentro de um pilão, a farinha de mandioca e a carne.
+ Canjica ou cangica: qual é o certo?
O doce mais badalado das festas juninas é feito com amendoim e açúcar mas, inspirado na receita indígena, tem muita paçoca salgada por aí, que leva farinha misturada a diversos outros ingredientes! Já provou?
Confira aqui outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.