Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Dúvidas de português

Continua após publicidade

“Poeta” ou “poetisa”: qual é o certo no feminino?

As duas formas estão corretas, mas há controvérsias. Descubra aqui!

Por Patrícia Giuffrida
5 out 2024, 19h00
mulher escrevendo
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Você já deve ter ouvido falar – e possivelmente já leu – algum poema de Cecília Meireles, Adélia Prado ou Hilda Hilst. Essas autoras são poetas ou poetisas? As duas formas estão corretas.

“Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a palavra ‘poeta’ pode ser usada para homens e mulheres. E há também a versão feminina: ‘poetisa’”, afirma Roberto Lota, professor de português do Elite Rede de Ensino. 

+ Conheça as escritoras mais cobradas nos vestibulares

De onde vem a grafia?

A palavra “poesia” vem do grego “poíesis”, que significa ação de fazer alguma coisa. Esse termo sofreu influência do latim e passou a ser usado como “poese”. Depois ganhou o sufixo “-ia”, gerando o vocábulo “poesia”, de acordo com o Dicionário Etimológico Resumido, de Antenor Nascentes.

A palavra “poeta” também teve um caminho semelhante ao da “poesia”. Sua origem vem de “poetés” (aquele que faz), e se tornou “poeta” depois de sofrer influência do latim. “Já o termo ‘poetisa’ se originou de ‘poeta’, ganhando o sufixo ‘-isa’ para determinar o gênero feminino. Isso acontece com outras palavras femininas, como papisa e pitonisa”, explica o educador Roberto. 

A polêmica do uso de “poetisa”

Existem controvérsias sobre o uso do termo “poetisa”, com más interpretações sobre o uso dele. No século passado, muitas mulheres chegaram a questionar o uso dessa palavra como forma de “diminuir” o valor das poesias feitas por mulheres, sugerindo que não estariam à altura das produções escritas por homens, entendidos como os “verdadeiros poetas”. “Diante disso, algumas autoras, no lugar de se autoproclamarem poetisas, passaram a se chamar ‘poetas’, como foi o caso de Cecília Meireles. Depois ela acabou influenciando outras autoras”, conta o professor Roberto. 

Continua após a publicidade

Um exemplo de poema da Cecília Meireles, em que se autodenomina poeta é o “Motivo”: 

“Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:

Continua após a publicidade

sou poeta.”

+ 8 escritoras que você deveria conhecer

Exemplos para “poetisa” e “poeta”

O professor Roberto traz quatro exemplos do uso dos dois termos, citando trechos de provas do Enem e de outras publicações.

1. No enunciado da questão 3 da prova azul do primeiro dia do Enem 2018, foi usada a palavra “poetisa”:

“A poetisa Kamala Das, como muitos escritores indianos, escreve suas obras em inglês, apesar de essa não ser sua primeira língua. (…)”

Continua após a publicidade

2. Na questão 57 da prova azul do primeiro dia do Enem 2018, também foi utilizado o termo “poetisa”:

“A poetisa Emília Freitas subiu a um palanque, nervosa, pedindo desculpas por não possuir títulos nem conhecimentos (…)”.

3. Olha só o texto de apresentação da autora Maria da Conceição Evaristo de Brito, divulgado pelo Itaú Social. Aqui foi usada a palavra “poeta”:

“Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma escritora mineira, nascida em Belo Horizonte (MG) em 1946. Romancista, contista e poeta, é também pesquisadora na área de literatura comparada (…)”.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

4. Confira o texto de apresentação de Hilda Hilst no livro “Da poesia”, 1° edição Companhia das Letras, 2017. Ela é chamada de “poeta”:

“No presente volume, que reúne pela primeira vez toda a poesia de Hilda, a ordem cronológica dos livros foi mantida. Acrescentamos uma seleção de versões e esboços de poemas inéditos, recolhidos na Casa do Sol e na Unicamp, para observar de perto o processo criativo da poeta (…)”.

Veja outras dúvidas de português.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso ENEM GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade

“Poeta” ou “poetisa”: qual é o certo no feminino?
Estudo
“Poeta” ou “poetisa”: qual é o certo no feminino?
As duas formas estão corretas, mas há controvérsias. Descubra aqui!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.