Vamos primeiro à definição. Uma pessoa pretensiosa é: 1. alguém demasiadamente ambicioso ou 2. alguém que finge ser mais do que é de verdade. Com isso estabelecido, vamos à grafia.
“Pretensioso” escreve-se com S. “Pretencioso”, portanto, está errado e não pode ser usado na língua portuguesa. Há uma regra que estabelece que verbos com final -ender, -andir, -verter e -pelir serão convertidos em substantivos com a letra S. É o caso de “compreender” que vira “compreensão”, “expandir” que vira “expansão” ou “converter” que vira “conversão”, por exemplo. Por essa lógica, “pretender” vira “pretensão” e, por consequência, “pretensioso” precisa necessariamente ser escrito com S.
Na prática, porém, é mais difícil memorizar todas regras do idioma do que a grafia das palavras. Na dúvida, lembre-se que “pretensioso” é uma palavra pretensiosa, que não se contenta com um S só: precisa logo de dois para si. Por isso, é tão pretenSioSo.
Exemplos de uso:
Que rapaz pretensioso. Ele acha que eu estava dando mole para ele!
É bom ser um pouco pretensioso na vida, senão não se chega a lugar nenhum.
Essa menina é pretensiosa: quer passar na faculdade de medicina sem estudar.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.