Qual é o certo: “tesão” ou “tezão”?
Só uma escrita está correta. A gente conta para você aqui

Você já ficou na dúvida se o certo é “tesão” ou “tezão”? Pois anota aí: a grafia correta é “tesão”, com “s”. Isso porque a palavra tem origem no latim “tensio”, derivada de “tendere”, que significa esticar ou tensionar. No português, o som do “s” prevaleceu nesse tipo de palavra com raiz latina, enquanto a escrita com “z” não é reconhecida pela norma culta.
Os vários significados
No início, “tesão” era usado para indicar tensão ou esforço, algo sendo esticado ou tensionado. Com o passar do tempo, o termo ganhou novos significados e se tornou uma palavra bem versátil. Hoje, “tesão” pode se referir a desejo sexual, entusiasmo ou paixão por algo, além de simbolizar força de vontade ou energia para realizar uma tarefa. Essa flexibilidade faz com que o termo seja muito usado em diferentes contextos, tanto na fala quanto na escrita.
Alguns exemplos usados no dia a dia
- O show foi incrível, dava pra ver o tesão da banda no palco.
- Apesar das dificuldades, ele encara tudo com muito tesão pelo que faz.
- O grupo de amigos tem um tesão enorme por viajar e explorar lugares novos.
- O tesão pela culinária fez com que Maria largasse tudo e abrisse o próprio restaurante.
Em duas crônicas…
Quer mais exemplos? A gente selecionou dois trechos de crônicas publicadas em veículos de comunicação. Dá só uma olhada aqui!
“Quero aterrar conhecimentos que sei que eu sei; que já entendi que posso (e devo) acessar. Quero cumprir o desafio de traduzir a essência daquilo que vejo, do que sinto e do que sou. Quero sustentar a tensão (e o tesão) de fazer da escrita uma arte. E da vida, um poema”. Trecho da crônica “Quantas vezes podemos recomeçar”, de Debora Pivotto, publicada na revista “Boa Forma”, em 2024.
“O tesão é melhor do que o amor porque o amor não correspondido é uma seca, uma dor, um drama de morrer. O tesão, não. Ele contempla com olhos vidrados, mas sai de cena silenciosamente quando perde seu objeto. Sem ressentimentos, não deixa mágoas. Vai, volta, espreita como um felino que ataca um novelo de lã, cansa e retorna à toca. Depois, quando dá vontade, volta a brincar”. Trecho da crônica “O tesão é melhor que o amor”, de Renato Essenfelder, publicado no jornal “O Estado de S. Paulo”, em 2023.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.