Imagine este episódio comum na vida de qualquer professor: os alunos acabaram de voltar da aula de educação física ou do intervalo e não conseguem parar sentados e em silêncio. Nesta hora, não tem outra alternativa além da advertência em alto e bom som: “silêncio, turma!” Se você veio parar nesta matéria em busca do coletivo de “aluno”, eis aí a primeira alternativa.
Além de turma, outros possíveis coletivos de aluno são classe, corpo discente, alunado e até alunato. Quase todos eles, com exceção dos dois últimos, também servem como coletivo de estudante – neste caso, entra para a lista estudantada.
Veja abaixo exemplos de uso destes coletivos.
Exemplos
- A classe ficou toda em silêncio quando a diretora passou para dar o aviso;
- Aquela foi uma das melhores turmas que já passaram pelo colégio, todos eram muito aplicados;
- As classes se reuniram no ginásio para a competição esportiva;
- O corpo discente manifestou sua insatisfação por meio de um abaixo-assinado;
- O alunado, unido, foi capaz de mudar as regras sobre o uso de uniformes.
Como funcionam os substantivos coletivos
Substantivos coletivos podem representar de animais, objetos, localizações geográficas, entre outros. Existem alguns bastante comuns, como o coletivo de vacas (rebanho) ou de cachorros (matilha).
A classificação dos substantivos coletivos se subdivide em determinados e indeterminados. Os determinados remetem à qualidade ou quantidade dos seres do agrupamento, como “casal”. Já os indeterminados não remetem à quantidade dos seres e são gerais, como “cardume”.
+ Substantivos: o que são, quais os tipos e como usá-los
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso ENEM GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.