Qual é o plural de gravidez?
A resposta é mais fácil do que parece. A gente conta para você aqui

Imagina a cena: você está conversando sobre maternidade e solta um “as gravidezes dela foram tranquilas”. Será que está certo falar assim? Pois saiba que sim! Thiago Braga, especialista em Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, explica que o plural de “gravidez” é “gravidezes” e segue uma regra supertranquila: palavras terminadas em “z” viram plural com a adição de “es”, como em “juiz/juízes”, “matriz/matrizes, “luz/luzes”.
Qual é a origem da palavra?
O vocábulo “gravidez” tem origem no latim e deriva do termo “gravis”, que curiosamente também deu origem a outras duas palavras muito conhecidas em português: “gravidade” e “grave”. “Em latim, ‘gravis’ significa pesado, sério, carregado ou duro. Assim, a ideia de ‘carregado’ está intimamente associada à ‘gravidez’, o conceito de ‘sério’, à palavra ‘grave’, e a noção de ‘pesado’, à força da gravidade”, conta o professor.
De olho nos exemplos!
Como usar a palavra no singular e no plural em nosso cotidiano? Veja essas quatro frases aqui e não erre mais.
- Essa gravidez durará nove meses completos.
- Ela teve problemas durante a gravidez, mas deu tudo certo no parto.
- As gravidezes de gêmeos costumam exigir maior cuidado.
- Algumas gravidezes não apresentam sintomas nos primeiros meses.
Em veículos jornalísticos
Selecionamos dois exemplos: um da grande imprensa e outro de um veículo de comunicação universitário famoso. Olha só:
“Sincronia é o que não falta para Bia e Branca Feres, 34. Gêmeas idênticas e competidoras do nado sincronizado, as irmãs aparecem nas redes sociais com cabelos e roupas iguais e até brincam de ‘quem é quem?’ com os fãs. Os barrigões de grávida, porém, elas afirmam que não foram planejados, foram ‘quase sincronizados’. Para a dupla, os três meses entre as gravidezes foi mais que bem-vindo”, trecho de reportagem da Folha de S. Paulo.
“Relatório realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas, uma agência da ONU, diz que 50% das gravidezes no mundo não são planejadas. Mais de 60% dessas gravidezes acabam em aborto e quase metade deles não são feitos de forma segura”, trecho de uma matéria do Jornal da USP.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.