Qual é o plural de rímel?
Não erre na gramática e nem na maquiagem. Descubra a resposta aqui!

Seja no dia a dia ou naquela produção de festa, o rímel é o queridinho da maquiagem. Esse cosmético realça o olhar, alonga os cílios e dá aquele volume de respeito. Mas qual será o plural dessa palavra?
“Rímel” vira “rímeis” – e não “rímels”. O motivo? Ele segue a regra das palavras paroxítonas terminadas em “-el”. Quando a penúltima sílaba é a tônica, o plural é formado trocando o “-el” por “-eis”. Outros exemplos são: fóssil/fósseis, míssil/mísseis, fútil/fúteis, níquel/níqueis, réptil/répteis, volátil/voláteis, fértil/férteis. Essa mudança mantém a pronúncia correta e respeita o padrão da língua portuguesa.
+ O plural dessas 5 palavras vai te surpreender
Como surgiu o rímel?
O rímel surgiu no final do século 19, graças a Eugène Rimmel, um perfumista franco-britânico. Ele criou um produto à base de vaselina e pó de carvão para escurecer e alongar os cílios. Esse cosmético foi tão inovador e popular na época que o sobrenome de Eugène tornou-se sinônimo de rímel em diversas línguas, incluindo o francês e o português.
Exemplos no singular e no plural
- O rímel que comprei deixou meus cílios mais volumosos.
- O rímel à prova d’água é perfeito para dias chuvosos.
- O rímel preto é o mais popular entre as mulheres.
- A modelo tinha uma coleção inteira de diferentes rímeis.
- Minha amiga trouxe rímeis de várias marcas internacionais em sua última viagem.
- Na liquidação da loja, consegui comprar três rímeis pelo preço de um.
Em sites e revistas de moda
Aqui selecionamos trechos de duas reportagens publicadas nos sites de revistas do Grupo Abril, em que é usada a palavra “rímeis”. Dá uma olhadinha:
“E a make? Cuidado redobrado na escolha do rímel. ‘Prefira rímeis à base de película, que podem ser removidos com água morna, sem a necessidade de esfregar. Isso minimiza o trauma na área durante a remoção da maquiagem’, afirma Lilian. Isso porque esfregar, coçar ou pressionar os olhos repetidamente pode danificar a pele delicada e contribuir para a formação de linhas e rugas.”
Revista Claudia.
“Os rímeis à prova d’água são grandes aliadas para os momentos em que precisamos de uma maquiagem duradoura e que não desmanchará ao longo do dia. Entretanto, o uso excessivo desses itens pode fazer muito mal à saúde dos cílios, deixando-os mais quebradiços, e às pálpebras, aumentando as chances de terçol e calázio. Sendo assim, tenha moderação e certifique-se de remover todos os resíduos do produto antes de se deitar”.
Revista Boa Forma.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.