Tem algumas dúvidas de português que a gente só desvenda quando entendemos o significado de cada palavra! É o caso da confusão entre “regular” e “regulamentar“. De mesma origem, estes termos são facilmente confundidos e podem fazer muita gente patinar nos regulamentos da Língua Portuguesa.
Para esclarecer a confusão de uma vez por todas, vamos entender os significados e aplicações:
Regular
A palavra “regular” vem do latim regularis e significa aquilo que segue um equilíbrio, ou seja, que tem uma constância; que não é nem muito bom e nem muito ruim, que está de acordo com as regras e limites. É satisfatório.
Por isso, regular algo significa colocá-lo dentro dos padrões estabelecidos, dentro das regras ou padrões. O antônimo mais conhecido de “regular” é “irregular”.
Exemplos:
O aluno tem notas regulares na escola.
Precisamos regular esta peça para que o carro volte a funcionar.
O valor do produto neste mercado é regular.
O sol está saindo de maneira irregular.
Regulamentar
A palavra “regulamentar” também tem sua origem na palavra latina regularis, mas é mais próxima de seu significado original: regras para orientação. A própria palavra regularis vem de “regula”, que quer dizer “regra”.
Regulamentar algo, então, significa fazer com que algo seja submetido ao regulamento imposto, isto é, às regras. Se algo está regulamentado, quer dizer que ele está em conformidade com as regras colocadas em vigor. O antônimo de “regulamentação” é “desregulamentação”.
Exemplos:
A Prefeitura está propondo a regulamentação os aplicativos de transporte.
Esta ação não está acordo com o regulamento da entidade estudantil.
Governo Federal pretende regulamentar casas de apostas.
Agora que você já regulou seu conhecimento com o GUIA DO ESTUDANTE e está em dia com os regulamentos da língua portuguesa, que tal compartilhar com aquele amigo que talvez tenha a mesma dúvida?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.