Ao assinar um documento, é necessário deixar sua “rubrica” ou “rúbrica”? Sim, existe diferença: na primeira opção, a sílaba “bri” é acentuada, enquanto na segunda, é a sílaba “rú”. Afinal, qual está correta? Confira a resposta a seguir.
A grafia certa é sem acento. Rubrica é uma palavra paroxítona, ou seja, a penúltima sílaba deve ser pronunciada de maneira mais acentuada. Por isso, no caso de rubrica, a pronúncia é acentuada na sílaba “bri”: ru-bri-ca.
Qual é o significado de rubrica?
Muito utilizada para se referir à abreviação de assinaturas, como as iniciais do nome, rubrica também possui outros significados. Segundo o dicionário Michaelis, a palavra pode significar anotação, nota ou comentário sobre algo que se leu ou se observou. Também pode indicar um assunto ou categoria de alguma coisa.
Um significado mais antigo é o de terra avermelhada, que era utilizada para estancar sangue.
Exemplos com rubrica
- Reconheço facilmente as rubricas dos meus pais.
- Esse livro foi publicado sob a rubrica de romance.
- Ela fez diversas rubricas após a leitura e compartilhou com a turma.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.