A confusão com o uso do “s” ou “c” é compreensível já que a pronúncia não muda muito. Mas o correto é dizer que está com dor no dente do “siso” ou “ciso”? Tire essa dúvida e nunca mais escreva errado na hora de agendar uma consulta com o dentista.
Juízo!
A grafia correta, registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), é “siso”. A palavra tem origem no latim “sensus” e seu significado está relacionado a “juízo, sensatez, bom senso, discernimento”. Ou seja, “siso” não é só nome de dente, pode ser utilizado, por exemplo, para caracterizar uma pessoa.
Ainda que não esteja em sua origem, a ideia de seriedade também passou a ser associada ao termo. As palavras “sisudo” ou “sisuda”, por exemplo, são mais utilizadas para se referir a uma pessoa séria, do que “sensata”.
Por que “dente do siso”?
No universo da odontologia, os terceiros molares são os últimos dentes a aparecerem na boca. Esses dentes são chamados de “sisos” por geralmente serem formados ao final da adolescência e início da fase adulta, momento em que as pessoas estariam mais sensatas, com mais juízo.
Exemplos com siso
- A atitude dela demonstrou muito siso.
- É importante agir com siso para não cometer um grave erro.
- Ela foi ao dentista e descobriu que precisa tirar dois dentes do siso.
- Descobriu que estava com muita dor por causa do siso inflamado.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.