“Tem” ou “têm”: qual é o certo?
Não, "têm" não é a forma chique de "tem". Entenda aqui quando usar cada uma dessas palavras.
As duas palavras existem na língua portuguesa. Tanto “tem” quanto “têm” estão corretos – mas cada um em uma situação específica. Na pronúncia, ambas as palavras possuem o mesmo som, ou seja, não é possível identificá-las só de ouvido. Elas só mudam mesmo de acordo com a concordância verbal.
“Tem” é a conjugação do verbo “ter” para a terceira pessoa do singular. Já “têm” é a concordância com a terceira pessoa do plural. Ficou difícil? Então vamos simplificar: em termos bem coloquiais, “têm” é o plural de “tem”.
Ou seja, quando você quer falar que um único indivíduo “tem” alguma coisa, o certo é assim mesmo, sem o acento circunflexo. Já quando você ser se referir a duas ou mais pessoas, aí o acento se torna necessário. “A menina tem fome” ou “as meninas têm fome”. Pronto, é simples assim.
+ Veja outras dúvidas de português aqui
Quando estamos usando essa palavra como um verbo impessoal – ou seja, no lugar de “haver”, ela também é no singular. Alguns exemplos são: “Tem muita gente aqui em casa hoje” ou “Tem gente que não se manca”. Nesses casos, a conjugação é sempre no singular e não leva circunflexo.
Exemplos de uso:
Você tem olhos de jabuticaba.
Vocês têm ideia de onde estamos?
Ele tem cada ideia.
Eles têm mania de limpeza.
Tem dias em que tudo que a gente quer é dormir.
Tem muitas pessoas tentando entrar na festa ainda.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.