Imagine a seguinte situação: você está a caminho do trabalho mas se atrasou por causa do trânsito no horário de pico. Resolve, então, avisar seu chefe que chegará alguns minutos mais tarde e envia a seguinte justificativa: “o tráfico está muito intenso aqui na região”.
É provável que seu chefe se assuste e fique preocupado com a sua segurança.
A confusão entre a palavra “tráfego” e “tráfico” é daquelas que pode gerar sérios ruídos na comunicação, já que o significado delas é bastante diferente. Entenda abaixo a definição de cada uma e fuja desse erro:
Tráfico
A palavra “tráfico” se refere especialmente ao comércio ilícito de bens – e até pessoas. É o caso do tráfico de drogas, armas e até mulheres.
Exemplos:
Havia uma disputa entre facções pelo tráfico de drogas naquela região.
O tráfico de armas é especialmente forte na fronteira entre o Brasil e a Bolívia.
O tráfico de mulheres era um dos temas centrais da trama da novela.
Tráfego
Já a palavra “tráfego” é utilizada para se referir a uma intensa movimentação de veículos – em alguns casos pode ser sinônimo de trânsito.
Exemplos:
O tráfego naquela avenida é mais acentuado nos horários de pico.
O tráfego aéreo precisa de um controle rigoroso para evitar acidentes.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.